Topo

Este foi, sem dúvidas, o momento mais sombrio dos animes

"FullMetal Alchemist" tem momentos descontraídos e engraçados, mas quando quer chocar... - Divulgação
"FullMetal Alchemist" tem momentos descontraídos e engraçados, mas quando quer chocar... Imagem: Divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

02/09/2017 10h00

Quem, na inocência, começa a assistir a "FullMetal Alchemist" na esperança de acompanhar as divertidas aventuras de uma dupla de irmãos pelo mundo fantástico da alquimia pode acabar muito arrependido.

O adorado anime estrelado por Edward e Alphonse Elric tem, sim, muitos momentos de descontração e deboche. Mas o principal foco da história é a maneira como a curiosidade excessiva e a ganância humana podem subverter a tecnologia para fins escusos. Algumas personagens acabam descobrindo dos piores jeitos possíveis que nem sempre o fato de que elas podem fazer algo significa que aquilo deve ser feito.

E o espectador acaba sofrendo junto.

O momento mais sombrio e doloroso da história (e dos animes como um todo) gira em torno de uma pequena garota e um cachorro que Ed e Al encontram em Cidade do Leste. Filha de um famoso pesquisador de alquimia, Nina Tucker vive tranquilamente com seu companheiro canino Alexander.

Nina e Alexander (FullMetal Alchemist) - Reprodução/Bones - Reprodução/Bones
A dupla inseparável
Imagem: Reprodução/Bones

A jovem garota de apenas 5 anos vive em solidão enquanto o pai trabalha. Mal sabe ela que sua mãe, desaparecida há dois anos, na verdade tinha morrido ao ser submetida contra a própria vontade a um experimento de bioalquimia nas mãos do marido, Shou Tucker.

Ed e Al eventualmente precisam seguir em frente em suas viagens, e deixam Nina para trás, sem saber do perigo que ela corre. E enquanto eles estão fora, Shou, pressionado a oferecer resultados, acaba usando bioalquimia para fundir Nina e Alexander em um corpo só, criando uma quimera humana.

Quando Shou mostra a quimera para Ed e ela, em sua inocência, fala com o herói, ele percebe o que aconteceu e quase mata o pai da garota. Ele é impedido pela criatura, que entende o suficiente da situação para implorar pela vida do pai. Ed pede desculpas para Nina e Alexander e vai embora, alertando as autoridades sobre o que aconteceu.

Nina e Alexander (FullMetal Alchemist) - Reprodução/Bones - Reprodução/Bones
O triste reencontro entre Edward, Nina e Alexander
Imagem: Reprodução/Bones

Pouco tempo depois, o assassino de Alquimistas do Estado Scar visita a casa de Shou e o mata, para a tristeza da quimera. O homem também decide matar a criatura, acreditando que uma existência como aquela só traria sofrimento. Ele reza por sua alma e vai embora.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

No anime original de 2003, o papel de Nina e Shou é expandido em relação ao mangá e à outra adaptação animada, "Brotherhood". Nesta versão da história, a garota passa mais tempo ao lado dos irmãos, e Shou Tucker sobreviveu, apenas para mais tarde tentar, sem sucesso, ressuscitar a filha.

A tragédia de Nina Tucker e Alexander motiva os irmãos Elric a enfrentarem o mal que eles descobrem pelo mundo, mas assombra os protagonistas e os espectadores até hoje.