Topo

PC


"PUBG": sucesso inesperado, shooter já desbancou "CS" e "League of Legends"

Divulgação/Bluehole
Imagem: Divulgação/Bluehole

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

05/09/2017 12h39

Criado por um pequeno time de desenvolvimento com um orçamento modesto, o shooter "PlayerUnknown's Battlegrounds" já tem números para dizer que superou "Counter-Strike" e "League of Legends".

No Steam, o game de sobrevivência lidera confortavelmente o ranking dos mais jogados, na frente de "Counter-Strike: Global Offensive" e "Dota 2". No Twitch, ele é o jogo mais assistido - e o primeiro a tirar "League of Legends" do topo em mais de três anos. Em menos de seis meses, já foram 10 milhões de unidades vendidas.

Dos 100 jogadores que participam de cada partida, apenas um sai vitorioso: e a busca por este momento de glória único está motivando milhões a participarem da ação.

PlayerUnknown's Battlegrounds - Divulgação/Bluehole - Divulgação/Bluehole
Imagem: Divulgação/Bluehole

A proposta do game é simples: lançados em uma arena que vai ficando cada vez menor com o passar do tempo, jogadores precisam encontrar armas, veículos e equipamentos para sobreviver. Como em uma edição dos Jogos Vorazes, alianças são meramente temporárias, e no fim deve sobrar apenas um.

Diferente dos outros games de sobrevivência disponíveis no mercado, "Battlegrounds" se destaca por ter um formato bem claro de competição - as partidas têm um objetivo claro e duram no máximo 35 minutos - e fácil acessibilidade.

Dificilmente um guerreiro de primeira viagem consegue ganhar a disputa. Mas cada partida serve como aprendizado, na medida em que novos caminhos, esconderijos e estratégias vão surgindo. Até mesmo os melhores jogadores vão perder mais do que ganhar... mas tudo bem, pois essa é a ideia.

Enquanto a bola de neve do sucesso só cresce, o time de desenvolvimento prepara o lançamento da versão de Xbox One do game, que está prevista para sair ainda em 2017 e provavelmente trará ainda mais pessoas para a brincadeira.

Assista ao trailer de "PlayerUnknown's Battlegrounds"

Start