Topo

Revelada a origem secreta do anel do Lanterna Verde

Do UOL, em São Paulo

05/09/2017 12h16

A origem de Hal Jordan, o mais famoso Lanterna Verde da Terra, é bem conhecida pelos fãs de quadrinhos. Mas a origem exata do anel dos anéis do poder usados por Jordan e outros membros da Tropa dos Lanternas Verdes só foi revelada agora, num dos melhores arcos de Renascimento, a saga que está, literalmente, recomeçando as principais histórias do universo DC.

Escrita por Sam Humpries e ilustrada por Robson Rocha, Ronan Cliquet e outros artistas, a revista "Green Lanterns" conta a origem dos anéis, em uma história que remonta a 10 bilhões de anos atrás e com a participação de um vilão importante, mas um tanto inesperado: Volthoom, que foi de antagonista menor para um dos mais importantes nomes na mitologia do Lanterna Verde.

O vilão, que já foi um humano da Terra-15, escapou para o passado distante usando uma lanterna viajante. Seu objetivo era encontrar uma maneira de salvar seu mundo, que estava condenado. Ao passar por um salto dimensional, Volthoom se viu na Terra-0, 10 bilhões de anos atrás. Lá, ele conheceu a raça alienígena Maltusians, os seres que viriam a ser o Guardiões do Universo.

A grande traição

Quando os Maltusians abdicaram de suas emoções, Volthoom recebeu o primeiro anel do poder. Deixado sem direção, ele usou todo o espectro de emoções como combustível para o anel, e começou a dar sinais de instabilidade emocional. Diferente dos anéis dos Lanternas Verdes, que usam força de vontade, e outros anéis do poder que se alimentam de medo ou fúria, por exemplo, o primeiro desses artefatos absorvia todo tipo de emoção.

Lanterna Verde - Volhtoon - Reprodução - Reprodução
Volhtoom foi o primeiro a receber um anel dos Guardiões do Universo - mas acabou enlouquecendo com o poder
Imagem: Reprodução

O primeiro portador do anel tinha um amigo, Rami, que suspeitou da instabilidade de Volthoom e usou a lanterna viajante para ir até a Terra-15 do futuro. Lá, Rami descobriu que o próprio Volhtoom tinha destruído aquele mundo, numa tentativa de salvá-lo.

Rami revelou isso aos Guardiões, que exigiram o anel de volta. Infelizmente, com o uso contínuo e sem controle do anel, Volhtoom se tornou muito poderoso. Usando o poder vermelho da fúria, o vilão assassinou centenas de Guardiões.

Lanterna Verde - Reprodução - Reprodução
Os Guardiões tentaram tomar o anel de Volthoom, mas o vilão massacrou centenas deles
Imagem: Reprodução

Sete Lanternas Verdes

Essa traição deixou claro que Volthoom era uma ameaça séria ao universo. Vendo isso, Rami destruiu a lanterna viajante e com ela criou novas armas para os Guardiões enfrentarem o vilão. Com os destroços da lanterna, Rami moldou os sete primeiros anéis da Lanterna Verde e ordenou que buscassem por heróis que conseguissem superar grandes medos. Eles seriam necessários para a luta contra o portador do primeiro anel.

Os anéis partiram como um pedido de socorro e retornaram com sete indivíduos decididos a levar Volhtoom à justiça. Cada um dos sete Lanternas Verdes originais tem uma ligação com o universo DC dos dias atuais.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

O grupo era formado por:

  • Alitha de Galactica é um dos Velhos Deuses (que vieram antes dos Novos Deuses de Jack Kirby), vindo do Terceiro Mundo, um planeta que existia antes do Quarto Mundo do Sr. Milagre, Barda e Darkseid.
  • Z'Kran Z'Rann é um herói marciano, assim como Ajax, o Caçador de Marte.
  • Tyran veio de Tamaran, o mesmo mundo natal de Estelar, dos Jovens Titãs.
  • Kaja Von Colu é um antepassado direto do vilão Brainiac.
  • Calleen veio de Alstair, mundo que será, no futuro, o lar do vilão Hyathis, inimigo da Liga da Justiça.
  • E, por fim, Jan-Al, de Krypton, planeta natal do Superman.

No Brasil, as revistas da série "Renascimento", da DC Comics, são publicadas pela editora Panini.