Topo

PC


Clássico da literatura, "A Revolução dos Bichos" vai virar videogame

Obra de Orwell já foi adaptada para o cinema e teatro nos últimos 70 anos - Reprodução/New Hazlett Theater
Obra de Orwell já foi adaptada para o cinema e teatro nos últimos 70 anos Imagem: Reprodução/New Hazlett Theater

Do UOL, em São Paulo

06/09/2017 14h00

Um dos grandes clássicos da literatura moderna, "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, será adaptada para o mundo dos videogames.

Com autorização dos herdeiros do patrimônio do autor inglês, um grupo independente de veteranos na indústria de games -- com créditos que incluem títulos como "The Witcher 3", "Fable", "Dear Esther" e "I Am Bread" -- pretende recriar a ambientação do livro, com o jogador controlando um animal que verá em primeira mão todos os passos do Animalismo, administrando aspectos diferentes aspectos da fazenda dominada pelos bichos.

O objetivo do jogo, segundo o anúncio oficial, é transmitir a crítica ao totalitarismo e à corrupção do poder presentes no trabalho original de Orwell.

"Na última década alguns governos passaram a utilizar uma linguagem estranhamente parecida com o que eu ouvia crescendo em um regime comunista" declarou o desenvolvedor Imre Jele, do Bossa Studios. "Então não consigo parar de me sentir pessoalmente desafiado a espalhar o aviso distópico de Orwell ao adaptar 'A Revolução dos Bichos' para um game."

Lançado em 1945, "A Revolução dos Bichos" é uma obra alegórica de George Orwell, inspirada nos eventos da Revolução Russa e das medidas políticas e socioeconômicas da União Soviética.

Após tomar o controle da fazenda onde eram usados como massa de manobra, os animais vão lentamente sendo dominados por um novo sistema totalitário sob o comando do porco Napoleão, inspirado pelo ditador Josef Stalin.

Com o passar dos anos e as tensões da Guerra Fria, o livro foi visto como uma obra crítica ao sistema comunista como um todo -- o que é irônico, considerando que Orwell era declaradamente um socialista, e seu objetivo maior era a de acabar com a perspectiva de movimentos de esquerda em relação ao "mito soviético" e seus aspectos totalitários.

"A Revolução dos Bichos" já foi adaptada para o teatro, rádio e para as telas, com uma animação de 1954 e um filme para TV de 1999.

Por enquanto, não há informações sobre data de lançamento e plataformas do jogo de "A Revolução dos Bichos". O site oficial do game pode ser acessado por aqui (em inglês).