Topo

Cuidado: japoneses foram presos por soltar spoilers de "One Piece"

"One Piece" era a obra pirateada pelos criminosos, que chegaram a faturar dezenas de milhões de ienes com a prática - Divulgação/Toei Animation
"One Piece" era a obra pirateada pelos criminosos, que chegaram a faturar dezenas de milhões de ienes com a prática Imagem: Divulgação/Toei Animation

Do UOL, em São Paulo

07/09/2017 10h36

Quem nunca passou raiva ao encontrar spoilers de sua série, anime ou mangá favorito na Internet? Pois no Japão, a prática de "estragar a surpresa" acabou terminando na prisão de três pessoas.

Yo Uehara, de 30 anos, Shizuka Nagaya de 23 e Ryoji Hottai, de 31 foram detidos por alimentarem dois sites com páginas escaneadas do mangá de "One Piece" - sim, há uma dose de ironia no fato do alvo da pirataria ser uma obra sobre piratas.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

De alguma maneira eles conseguiam acesso às edições da revista Weekly Shonen Jump antes de elas entrarem em venda, escaneavam as páginas referentes a "One Piece" e as publicavam em seus sites.

Um dos pontos mais impressionantes da prática é o quanto ela rendeu aos criminosos: o site de Uehara e Nagaya estava no ar por um ano e rendeu à dupla 75 milhões (algo em torno de R$ 2,14 milhões) de ienes em publicidade. Já a página de Hottai era mais antiga, com cerca de três anos, e isso rendeu uma quantia consideravalmente maior de dinheiro: 305 milhões de ienes (equivalente a R$ 8,69 milhões).

É a primeira vez que alguém é preso por divulgar spoilers no Japão - na verdade, para sermos mais precisos, os detidos foram enquadrados em violação de direitos autorais. Um representante da Shueisha, que publica a obra, afirmou ao jornal Asahi Shimbun que estava irritado com o ocorrido, especialmente porque "o autor coloca seu coração em um trabalho do tipo e pessoas ganham dinheiro divulgando versões inapropriadas do trabalho".

Ele concluiu dizendo esperar que essas prisões sejam "um aviso contra a pirataria e uso não-autorizado dessas publicações".