Topo

Casos de família: Você sabia que o Esqueleto é tio do He-Man?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

10/09/2017 04h00

O Esqueleto é um dos vilões mais conhecidos por quem foi criança nos anos 1980. O eterno inimigo do He-Man é dono de uma risada macabra e está sempre tramando para invadir o castelo de Grayskull e tomar para si o poder dos Mestres do Universo. Mas, você sabia que o Esqueleto é tio do príncipe Adam?

Pois é. O arqui-inimigo de He-Man e do povo de Eternia já foi um nobre chamado Keldor e é irmão do rei Randor, pai do príncipe Adam, o alter ego preguiçoso do He-Man.

He-Man: Busca por Keldor - Reprodução - Reprodução
Quando a primeira série animada de "He-Man" foi cancelada, a Mattel continuou investindo em histórias em quadrinhos, como "A Busca por Keldor", de 1986.
Imagem: Reprodução
Esse laço de família foi revelado primeiro nos quadrinhos que passaram a ser publicados nos EUA após o fim da série animada. Em 1986, um arco intitulado "A Busca por Keldor", mostra o rei Randor e o príncipe Adam procurando pelo irmão do rei, o tal Keldor, que sumira muito tempo atrás.

Quando o Esqueleto fica sabendo da busca, o vilão diz que "eles não podem descobrir o segredo de Keldor" e fica preocupado com a revelação e suas implicações.

Segundo o rei Randor conta nessa história, seu irmão buscava dominar as artes da magia, mas seus experimentos deram errado e Keldor se perdeu em uma dimensão além do tempo. Um dos poucos elementos consistentes e conhecidos do passado do Esqueleto é que o vilão chegou a Eternia vindo de outra dimensão.

Para encontrar o irmão perdido, Randor e a Feiticeira vão até uma fenda espaço-temporal que se abre uma vez por ano em Eternia. O rei olha pela fenda e acredita ter visto o irmão perdido... Ou outra pessoa conhecida. Mas antes de descobrir a verdade, Esqueleto aparece e ataca os inimigos para impedir a revelação.

Keldor e Esqueleto são a mesma pessoa?

Em uma entrevista para um site de fãs de "He-Man", o escritor de "A Busca por Keldor", Steven Grant, disse que: "Até onde eu sei, Keldor era o Esqueleto". Segundo o autor, porém, a verdade nunca seria revelada.

Esqueleto Keldor - Divulgação - Divulgação
Em "A Busca por Keldor", o Esqueleto fica muito preocupado com a descoberta do destino do irmão sumido do rei... e como isso poderia levar à sua destruição.
Imagem: Divulgação

Na série animada de 2002, o nome original do Esqueleto é, oficialmente, Keldor e, segundo os produtores da série, o vilão é meio-irmão do rei Randor, filhos do mesmo pai mas com mães diferentes. Isso explica a pele azul e os traços não-humanos dessa versão do Esqueleto.

O mistério foi esclarecido de vez pela linha de brinquedos "Masters of the Universe Classic Toys", onde finalmente foram dados mais detalhes sobre o passado do vilão. Keldor é meio-irmão de Randor e sua mãe não é humana, é uma Gar. Por fazer parte dessa raça, Keldor foi expulso do castelo real.

Ele viajou por Eternia em busca de conhecimento para se tornar um poderoso mago e se vingar. Eventualmente, Keldor aprendeu os segredos da magia negra com Hordak e liderou um exército de desajustados em uma batalha para se tornar o governante de Eternia. Keldor e Randor se enfrentaram e o mago foi derrotado, fugindo desesperado de volta para Hordak.

Hordak levou Keldor para uma dimensão paralela e lá, foi fundido com uma criatura poderosa, o Demo-Man, dando origem ao vilão com cara de caveira, Esqueleto.