Topo

Você sabia que a Barbie foi baseada em uma boneca para homens?

Na imagem, versões diferentes da boneca alemã Bild Lilli, que inspirou diretamente o modelo da boneca Barbie - Reprodução
Na imagem, versões diferentes da boneca alemã Bild Lilli, que inspirou diretamente o modelo da boneca Barbie Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

15/09/2017 11h00

Quem diria! A Barbie, um dos brinquedos mais populares para crianças, foi inspirada diretamente em uma boneca alemã cujo público-alvo inicial eram os homens.

Tudo começou quando Ruth Handler, a responsável pela criação da Barbie, viajou à Alemanha e encontrou Bild Lilli - uma boneca loira, com corpo maduro avantajado, salto alto e rabo de cavalo.

Handler achou que sua filha gostaria de brincar com o achado para 'praticar a vida adulta', e comprou várias bonecas para levar para casa.

A discussão atual a respeito do corpo pouco realista da Barbie injetar padrões irreais às crianças é, sim, necessária; porém saber sua origem também explica muita coisa.

Basicamente, Bild Lilli era um exemplo de como os homens da época pós-Depressão (1929) enxergavam mulheres jovens interesseiras e que só queriam saber de festas.

Criação

A boneca foi um produto nascido após o grande sucesso de uma tirinha de mesmo nome, publicada no jornal alemão Bild-Zeitung.

Lilli - Reprodução - Reprodução
"Eu devo insistir que ao menos um de vocês pare de me seguir!", diz o quadrinho.
Imagem: Reprodução

Em 1952, o artista Reinhard Beuthien recebeu um pedido do jornal de Hamburgo: ele precisava criar um quadrinho simples para preencher um espaço vazio do periódico.

Primeiro, ele desenhou uma bebezinha, mas seu chefe não gostou. Então ele manteve o mesmo rosto, adicionou o rabo de cavalo e um corpo escultural, junto a uma personalidade gananciosa e atrevida.

A primeira tirinha, responsável pelo sucesso contínuo da personagem, mostrava Bild Lilli em uma consulta à cartomante, falando "Você poderia adivinhar o nome e o endereço deste belo e rico homem?"

Mesmo trabalhando como secretária e ganhando seu próprio dinheiro, Bild Lilli sempre foi retratada como uma mulher cuja prioridade número 1 era sair com homens bem de vida.

Ela fez tanto rebuliço na época que, em 1953, o jornal resolveu fazer uma versão dela como boneca, e contratou Max Weissbrodt para o feito, que desenhou o protótipo seguindo a mesma linha de desenho de Beuthien, com um corpo adulto e voluptuoso.

Público-alvo

Originalmente, ela foi pensada para homens adultos e por isso era vendida em bares ou tabacarias, considerada um bom presente em festas de solteiro ou uma lembrança de 'brincadeira'.

Nenhum pai ou mãe da época achava que a boneca era apropriada para crianças.

Ela também era um pouco cara, considerando que o modelo de 30 cm custava 12 Marcos alemães, e o de 19 cm valia 7,50. Para comparação, o salário médio dos trabalhadores da época girava em torno de 200 a 400 Marcos.

Mas aos poucos, ela começou a ficar popular também entre os pequenos, e as fábricas de brinquedos alemãs começaram a produzir acessórios dos mais variados para Bild Lilli, como roupas, sapatos, casas e mobília.

A boneca esteve no mercado de 1955 a 1964. Quando a Mattel adquiriu os direitos de Bild Lilli pelos criadores, a produção alemã parou.

Hoje, Lilli é uma peça de colecionador e uma delas pode valer centenas de Euros, dependendo do modelo da boneca.

Barbie - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!