Topo

No Brasil, Goku quase teve a voz de Vegeta em "Dragon Ball Z"

A cena é estranha, mas em termos de vozes, quase que a versão brasileira do anime teve um personagem como esse da imagem - Montagem/UOL
A cena é estranha, mas em termos de vozes, quase que a versão brasileira do anime teve um personagem como esse da imagem Imagem: Montagem/UOL

Rodrigo Lara

Do Gamehall

25/09/2017 11h50

Quem acompanha "Dragon Ball Z" desde sua estreia no Brasil, em 1999, reconhece com facilidade as vozes brasileiras dos personagens, em especial o tom suave do protagonista, Goku, e a voz agressiva de seu rival, Vegeta.

Essa realidade, porém, quase foi diferente. Isso porque, na dublagem brasileira, Goku quase teve a voz de Vegeta. Quem revelou essa curiosidade ao UOL Jogos foi o dublador Alfredo Rollo, que empresta sua voz ao Príncipe dos Saiyajins desde sua primeira aparição no anime.

"Eu fui chamado na Álamo para fazer teste para o Goku, junto com o Wendel [Bezerra, atual dublador do personagem] e mais um ou dois dubladores. Eu fiz o teste, mas acabei não sendo o escolhido. No fim, fez mais sentido, já que a voz precisava ser mais doce, mais suave", conta Rollo.

Pouco tempo depois, Vegeta surgiu no anime. E Rollo acabou sendo convocado para dublar o personagem.

Curiosamente, ele diz que demorou um pouco para perceber que tanto sua voz quanto a interpretação agressiva se encaixavam bem com a personalidade de Vegeta. "Eu fui percebendo isso ao longo do tempo. No começo, eu cheguei a falar pros diretores que achava que tava ficando meio exagerado, meio canastrão, mas eles diziam que estava ficando legal e funcionando".

Os fãs aprovam

Alfredo Rollo - Rodrigo Lara/Gamehall - Rodrigo Lara/Gamehall
Dublador clássico de Vegeta, Alfredo Rollo diz que só teve noção do sucesso de seu trabalho após ter contato com os fãs
Imagem: Rodrigo Lara/Gamehall

Rollo conta que só foi ter certeza que sua voz e Vegeta formavam um belo par quando viu o resultado final e também a reação dos fãs. "Pensei: 'Está canastrão, mas está funcionando com o personagem!'".

Tanto pela voz quanto pela personalidade, Vegeta acabou se tornando um dos personagens mais queridos pela base de fãs do anime. "Até ir nos primeiros eventos, eu não tinha noção que o Vegeta tinha alcançado tanto o público. Ainda mais sendo um anti-herói. É positivamente assustador o quanto o pessoal ama o anime e os personagens, em especial o Vegeta".

E, nesses encontros com fãs, Rollo diz que há duas frases de Vegeta que são as preferidas do público. "Geralmente eu começo dizendo: 'E aí, seus vermes malditos'. E, claro, sempre tem quem pergunte o poder de luta do Kakarotto [os "mais de oito mil", frase que embalou centenas de memes na Internet]. Os fãs enlouquecem!".

O resultado disso é que Rollo conta que procura usar alguns desses chavões do personagem sempre que possível. "Desde que não fuja do contexto, eu procuro sempre usar". Os fãs, claro, agradecem.

Quem quer ver - e ouvir - o resultado da dublagem brasileira em "Dragon Ball Super" pode assistir aos episódios do anime de segunda à sexta no Cartoon Network, às 15h30, e com reprise às 23h. Aos sábados, 23h, é exibido um compacto com as principais passagens dos capítulos transmitidos durante a semana. Além disso, o anime também pode ser assistido por streaming, via Crunchyroll, com novos episódios disponíveis nos finais de noite de sábado. 

JOGAMOS: DRAGON BALL FIGHTERZ TEM TUDO PARA SER O MELHOR GAME DA SÉRIE