Topo

Como assim?! Mario socava Yoshi em "Super Mario World"

Amigos? Mais ou menos: na verdade, a relação entre Mario e Yoshi começou na base da pancada - Reprodução
Amigos? Mais ou menos: na verdade, a relação entre Mario e Yoshi começou na base da pancada Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/09/2017 11h11

Uma das grandes novidades de "Super Mario World", um dos games lançados juntos com o Super Nintendo, era a presença de um novo personagem da franquia, o dinossauro bípede Yoshi.

Basicamente, ele era usado como montaria e, entre outras coisas, podia lançar sua comprida língua e engolir inimigos. O resultado disso foi uma grande popularidade - a ponto de ganhar jogos nos quais ele era protagonista, sendo um dos mais notáveis "Super Mario World 2: Yoshi's Island" - e, de forma geral, a dupla Mario/Luigi e Yoshi parecia funcionar muito bem.

A realidade, porém, era bem diferente disso e mostra que tanto Mario e Luigi, na verdade, eram bem violentos com o seu companheiro de aventuras.

Em uma entrevista, o designer do personagem, Shigefumi Hino, contou que, para Yoshi lançar sua língua, o personagem que estava em suas costas dava um soco em sua nuca. Essa sempre foi uma animação um tanto dúbia no jogo, já que parece que o personagem sobre Yoshi está apontando para frente, como se dissesse "vai".

"A ideia original é que, quando Mario soca Yoshi, ele fica surpreso e sua língua é jogada para frente", conta Hino.

Essa versão, porém, acabou não sendo a oficial. Com receio de que Mario ou Luigi parecessem, digamos, malvados, o gesto dos personagens acabou sendo explicados como "vai".

O problema é que, ao sabermos da verdade, nunca mais veremos Mario e Luigi do mesmo jeito. Pobre Yoshi.