Topo

"The Elder Scrolls V" terá modo de sobrevivência no PC, PS4 e Xbox One

Do UOL, em São Paulo

28/09/2017 13h51

O premiado RPG "The Elder Scrolls V: Skyrim" vai ganhar um modo de sobrevivência no começo de outubro, anunciou a produtora Bethesda.

O novo modo de jogo será gratuito e liberado para as versões "Skyrim Special Edition" de PlayStation 4, Xbox One e PC. Quem possui o jogo original no Steam já pode experimentar uma versão beta da nova modalidade.

. Loja lista jogo de "Game of Thrones" da produtora de "Fallout" e "Skyrim"
. Melhor jogo de 2011, "Skyrim" ainda vale a pena hoje em dia?
​. Depois de "Skyrim" e "Witcher", "Zelda" é o grande RPG que você precisa jogar

O modo de sobrevivência de "Skyrim" é bastante similar ao visto em "Fallout 4": você precisa comer regularmente (e cozinhar a comida para não passar mal), beber, dormir e se manter aquecido, por exemplo. A viagem rápida é desabilitda nesse modo de jogo, ou seja, será preciso andar ou cavalgar para chegar em todos os destinos de "Skyrim".

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Entenda como funcionarão os status do modo de sobrevivência em "Skyrim":

. Fome
Com o passar do tempo, você ficará com fome, o que vai impactar no valor total do vigor e na capacidade de empunhar armas. Quanto mais faminto, menor o vigor do personagem. Comer diminui a fome e se comer bastante, você ganha bôns. Mas cuidado com pratos crus, pois você pode acabar envenenado - e deixar de receber benefícios de saúde enquanto durar o efeito.

. Fadiga
O cansaço diminui o total de Magicka do personagem. Quanto mais cansado, menor a eficiência das poções e mais você demora para recuperar magicka e vigor. Para evitar a fadiga, é preciso dormir regularmente em uma cama. O bônus de descanso não é automático no modo sobrevivência - é preciso dormir numa cama dentro de uma casa para ganhar os benefícios de  uma bela noite de sono.

. Frio
Viajar na neve ou em áreas chuvosas é comum em "Skyrim", mas agora, vai sr preciso lidar com o frio. Quanto mais frio você passa, menor sua saúde total, sua velocidade e habilidade para arrombar fechaduras ou bater carteiras. O frio absoluto vai matar seu personagem. Fique perto do fogo, tome sopas quentes e vá para regiões mais amenas para escapar do frio.

. Aquecimento
Quanto melhor aquecido você estiver, mais lentamente vai sentir os efeitos do frio. As roupas e armaduras terão estatísticas de aquecimento, e algumas são muito quentinhas! Você pode melhorar seu aquecimento temporariamente com sopa quente ou segurando uma tocha acesa.

. Congelamento
Ao nadar em uma área congelada, você vai ficar com muito frio e começará a perder saúde imediatamente. Pule fora da água o mais rápido possível para se esquentar e parar a perda de vida.

. Viagem Rápida
A viagem rápida é desabilitada no modo de sobrevivência. Se você quer chegar até algum lugar, será preciso caminhar ou cavalgar até lá. Ainda é possível pegar uma carona de carroça para chegar até o destino, mas você estará faminto, com frio e fatigado no final da jornada.

. Regeneração de vida
No modo sobrevivência, a saúde do personagem não regenera sozinha com o passar do tempo. Para se curar, é preciso tomar poções, se alimentar e usar magias de cura.

. Subindo de nível
Conseguiu aquele nível extra? Parabéns! Ache uma cama e tire uma noite de sono para, efetivamente, subir de nível e poder comprar novos Perks.

. Carregar peso
O peso que o personagem aguenta carregar é bem menor no modo sobreviv~encia de "Skyrim". Pior ainda, carregar mais do que consegue vai drenar seu vigor rapidamente, deixando você sob efeito de Fadiga. Ah, flechas e gazuas agora tem peso também!

. Doenças
As criaturas que você enfrenta em "Skyrim" podem passar novas doenças. As doenças já conhecidas estão bem mais fortes no modo sobrevivência. Você pode se envenenar com comida crua. E, se você não conseguir curar uma doença, ela pode evoluir para uma forma ainda pior, gerando vários efeitos colaterais negativos.

. Santuários
Os santuários não curam mais as doenças gratuitamente. É preciso fazer uma doação em dinheiro para receber os benefícios do santuário - exceto se você construir um na casa do personagem.

. Vampiros e Lobisomens
Tanto vampiros quanto lobisomens curam a fome se alimentando das vítimas. Transormado em um lobisomem ou lorde vampiro, você será afetado mais lentamente pelo frio.

"Skyrim: Special Edition" está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One. O modo de sobrevivência será liberado de graça através do Creation Club do jogo no começo de outubro.