Topo

Espada Dourada e um bebê chamado Tarzã: você lembra do final de Jaspion?

Divulgação/Toei Company
Imagem: Divulgação/Toei Company

Do UOL, em São Paulo

29/09/2017 15h00

O guerreiro metálico Jaspion marcou época no Brasil no finzinho dos anos 80 e começo da década de 90.

Um dos primeiros guerreiros da linha Metal Hero, que conta também com Gavan, Spielvan, Jiraya, Winspector e tantos outros, o personagem apareceu em vários canais, como a saudosa Manchete, Record, Gazeta e Rede Brasil.

Porém, entre tantas reprises e mudanças de canal, é natural que muitas pessoas não tenham visto (ou não se lembrem) do desfecho da luta de Jaspion contra o vilão Satan Goss, que tem o poder de enfurecer seres e os transformar em monstros cruéis.

A treta toda acaba no episódio de número 46 da série. No episódio anterior, Jaspion derrotou o rival MacGaren, espécie de filho de Satan Goss e herdeiro do Império dos Monstros, e agora ele enfrenta o próprio Satan Goss.

As bombas coloridas de Edin não parecem surtir muito efeito nos inimigos...

Porém, ele é implacável. Jaspion não consegue causar danos nele, mesmo usando o robô gigante guerreiro Daileon. Jaspion recebe então a ajuda do próprio mestre, o velho Edin, que manda Jaspion buscar um bebê especial, a sexta criançada irradiada pela luz do Pássaro Dourado, capaz de impedir os ataques de Satan Goss.

Jaspion foge e Edin enfrentan o vilão, mas acaba morrendo no duelo. Ao menos, o sacrifício não é em vão: nesse meio tempo as outras cinco crianças irradiadas pela luz se unem e conseguem fazer aparecer a Espada Dourada, que consegue furar as defesas de Satan Goss.

Mesmo assim, a arma não é o bastante para reverter a situação em favor do nosso herói. Tudo parece caminhar para uma inevitável vitória do mal quando, de repente, de uma cratera no chão próxima à luta, surge o bebê irradiado pela luz. A força da criança é o bastante para paralisar Satan Goss por alguns instantes e Jaspion desferir o golpe fatal com a Espada Dourada.

Jaspion usa a Espada Dourada para dar o golpe final em Satan Goss

A derrota de Satan Goss, MacGaren e todos os outros lacaios do Império dos Monstros traz uma nova era de paz ao planeta Terra. Jaspion decide adotar o bebê como irmão e dá a ele o nome de Tarzã Galáctico (que gosto pitoresco para nomes, hein). Assim como o próprio Jaspion, o bebê é um órfão, vítima de um ataque de piratas espaciais justo quando a nave em que ele viajava passava próximo à Terra.

Ao lado da andróide Anri e da alienígena Miya, Jaspion e Tarzã Galáctico embarcam na nave espacial Daileon e decidem voltar para o planeta de Edin.

O bebê irradiado pela luz é adotado por Jaspion e ganha o nome... Tarzã Galáctico!