Topo

Por "agenda apertada", "Dragon Ball FighterZ" não será dublado no Brasil

Reprodução
Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

06/10/2017 10h00

Não será desta vez que teremos um jogo de "Dragon Ball" dublado em português. Procurada por UOL Jogos, a Bandai Namco jogou um balde de água fria nos fãs que esperavam ver - ou melhor, ouvir - os personagens de "Dragon Ball FighterZ" com as vozes clássicas do anime no Brasil.

Por meio do seu diretor de comunicações, Denny Chiu, a Bandai Namco Entertainment America responsabilizou a agenda de desenvolvimento apertada do game pela ausência das vozes em português.

Quando perguntado sobre o caso de "Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4" e "Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados", dois games que ganharam esse tipo de tratamento em suas versões brasileiras, a resposta foi de que ambos se trataram de projetos especiais nos quais tudo correu bem - ou, nas palavras do executivo, "os planetas estavam alinhados".

Confira abaixo a íntegra do comunicado enviado ao UOL Jogos:

"Um dos principais objetivos da BANDAI NAMCO Entertainment America Inc. é o de disponibilizar mais jogos para nossos fãs nas Américas Latina e do Sul. Nós gostaríamos muito mesmo de trazer estes jogos completamente localizados em português brasileiro e espanhol neutro, mas é virtualmente impossível fazer isso com todos os títulos por conta das agendas de desenvolvimento apertadas, entre outros fatores. "Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4" e "Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados" foram projetos realmente especiais onde os 'planetas estavam alinhados', e tudo contribuiu para que os jogos fossem lançados em português brasileiro com a dublagem original dos mesmos atores que trabalharam nos animes. No caso de "Dragon Ball FighterZ", o game contará com áudio original em japonês e inglês, e terá sua interface e legendas totalmente localizados para português brasileiro e espanhol neutro."

Demanda popular

A aparente simplicidade dos diálogos de "Dragon Ball FighterZ" - por se tratar de um game de luta com diálogos isolados e em menor quantidade do que a vista em RPGs e games de aventura, por exemplo - fazia com que ele fosse uma boa oportunidade para, finalmente, termos um game relacionado ao anime com dublagem brasileira.

DRAGON BALL FIGHTERZ: VEJA GAMEPLAY COM TODOS OS PERSONAGENS DO CLOSED BETA!

Esse tipo de tratamento, inclusive, foi tema de um abaixo-assinado promovido por fãs do mangá/anime, cuja adesão superou as 11 mil assinaturas. Além disso, vozes brasileiras do desenho, como Wendel Bezerra - o dublador clássico de Goku - também se mostraram empolgadas com a possibilidade.

Mesmo sem vozes em português, "Dragon Ball FighterZ" tem tudo para agradar os fãs da franquia e ser o melhor game já lançado da série, seja pelos gráficos que parecem um anime jogável ou ainda pela jogabilidade rápida e divertida. O game terá versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One e será lançado em fevereiro de 2018.