Geek

Quem é o homem que inspirou a criação do Superman?

Reprodução/Alex Ross
Imagem: Reprodução/Alex Ross

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

11/10/2017 13h15

Saiba por que o Homem de Aço usa capa e cueca por cima da calça

O personagem mais icônico das histórias em quadrinhos, Superman é a epítome do super-herói: alto, forte, de queixo quadrado e capaz de façanhas impossíveis para o ser humano comum. Mas você sabia que a criação do Homem de Aço foi inspirada pelos feitos de uma pessoal real? Pois é, ao criar o último filho de Kripton, Jerry Siegel e Joe Shuster basearam sua aparência em um artista de circo muito famoso em sua infância, o grandalhão Zishe Breitbart, o "rei de aço".

Breitbart era um "homem forte do circo" que viajava pela Europa e nos EUA com o Circo Bush, fazendo demonstrações de força e impressionando multidões. Eram os anos 1920 e artistas como ele eram o equivalente de astros do rock ou celebridades da internet.

Leia também:
​. 10 segredos que você talvez não saiba sobre o uniforme do Superman
​. As 10 piores coisas que já aconteceram com o Capitão América
. Dez personagens mais poderosos que o Superman - dentro e fora da DC

As apresentações de Breitbart incluíam feitos como entortar barras de ferro com as mãos (e fazer ornamentos florais com elas), quebrar correntes com os dentes e levantar carros com pessoas dentro - exatamente como algumas das capas clássicas do Superman na revista Action Comics.

Em uma apresentação, Breitbart ergueu um bebê elefante nos braços e, ao mesmo tempo, subiu uma escada. Um número famoso era a "Tumba de Hércules", onde uma rampa era colocada sobre seu peito e animais pesados, como um touro e um elefante, caminhavam sobre o fortão. Breitbart levou a demonstração de força um passo adiante e apoiou um Globo da Morte no peito, enquanto dois motociclistas perseguiam um ao outro no interior da jaula.

Montagem/UOL
Ziche Breitbart era conhecido como o "Rei de Aço" e durante sua passagem pelas cidades natais dos criadores do Superman, os cartazes do circo anunciavam sua apresentação como "O Super-homem de todas as eras". Imagem: Montagem/UOL

Inspiração visual

Zishe Breitbart era parecido fisicamente com o Superman de Siegel e Shuster e usava os trajes típicos dos acrobatas e homens fortes de circo, incluindo a infame "cueca por cima da calça", que, na verdade, era uma peça só. O traje influenciou o visual do Superman e de toda uma legião de super-heróis. Além disso, Breitbart se apresentava de capa em algumas ocasiões!

Nos cartazes do Circo Bush, Breitbart era anunciado muitas vezes como um "Super-homem" capaz de parar locomotivas. Era grande, forte e boa pinta, usava capa e cabelo ondulado digno dos primeiros astros do cinema. E assim como Clark Kent, o artista de circo tinha um lado mais intelectual. Breitbart se orgulhava de sua biblioteca com mais de 2 mil livros sobre a Roma Antiga e de sua herança judaica. Em entrevista aos jornais nos anos 1920, o grandalhão contou que quando caminhava em estradas de terra, ficava atento para não esmagar as minhocas.

Reprodução
As capas da Action Comics traziam o Superman realizando façanhas parecidas com os truques de Breitbart. No começo da carreira, os poderes do Homem de Aço eram mais próximos das proezas dos artistas de circo do que a semi-divindade que é vista nos quadrinhos atuais. Imagem: Reprodução

Se a inspiração em Zishe Breitbart para a criação da identidade visual do Superman foi fruto de estudo ou uma inspiração menos deliberada, não se sabe. Mas o artista se apresentou com o Circo Bush, fazendo demonstrações de força, em Cleveland (EUA) em 1923 e Toronto (Canadá), em 1924. Nessas cidades, viviam dois garotos de nove anos de idade: Jerry Siegel e Joe Shuster, os pais do Homem de Aço.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
Topo