Geek

Porque você não deve confiar no trailer de "Star Wars: Os Últimos Jedi"

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

12/10/2017 10h19

Ou trailers em geral

Se você está aqui, é provável que tenha assistido o trailer do aguardado "Star Wars: Os Últimos Jedi" - e se não assistiu... bom, o vídeo está bem aqui em cima, não custa muito.

Além de fazer as pessoas enlouquecerem por todo o planeta, o trailer virou fonte de intensa especulação, em especial envolvendo Kylo Ren e Leia e a possível queda de Rey para o Lado Sombrio da Força.

Para um contexto mais completo: em certo momento, parece que Kylo Ren irá destruir uma nave onde estaria sua mãe, Leia (a narração do vilão reforça com as frases "Deixe o passado morrer. Mate-o se for preciso"); já no final, Rey aparece questionando a si mesma e procurando um guia, e o corte seguinte mostra Ren estendendo sua mão, presumivelmente para ela.

Veja também

Toda esta especulação e teorias de fãs são divertidas e válidas, mas às vezes é importante levantar um contexto maior sobre tudo, e há uma verdade básica e essencial que muitos acabam esquecendo:

Trailers mentem.

Trailers são, em sua essência, ferramentas de marketing para fazer com que o público se interesse o suficiente para assistir ao produto final. Sendo assim, em muitos (muitos, muitos) casos quem faz a edição procura manter o espectador em dúvida, fazendo-o se perguntar constantemente "o que será que vai acontecer?" e "eu preciso saber como isto termina!"

Como consequência, há vários casos de trailers entrando em "conflito" com a versão final, colocando momentos e cortes fora de ordem para criar um ritmo próprio. Talvez um dos exemplos mais famosos disso seja "Pânico", o filme de horror de Wes Craven, que parecia indicar que a personagem de Drew Barrymore seria uma das figuras centrais da história, quando na verdade ela é assassinada logo na abertura.

É possível ver isso até em "Star Wars": todos os trailers e material promocional faziam subentender que Finn seria o personagem que teria afinidade com a Força, não Rey. Aliás, foi apenas no último trailer que ela começou a ter um destaque maior, mas ainda sem indicar que ela seria a protagonista da nova trilogia.

Reprodução
O contexto desta cena no trailer e na cena final acabaram ficando bem diferentes Imagem: Reprodução

Por isso, é bem possível que os momentos que causaram mais comoção no trailer de "Os Últimos Jedi" incluam cenas de partes completamente diferentes do filme, mas que ainda informem o conflito central de seus personagens - Ren tentando deixar seu passado para trás, Rey procurando seu lugar no mundo, Luke temeroso de repetir erros do passado, etc.

A cena final entre Rey e Ren, por exemplo, pode ser composta de partes diferentes do filme, já que é difícil saber onde ela está exatamente (e a iluminação no seu rosto certamente ajuda a fazer uma conexão subconsciente).

Reprodução
Sem suor Imagem: Reprodução

Reprodução
Bastante suor Imagem: Reprodução

Tudo isso isso não quer dizer que estas coisas não vão acontecer no filme - graças ao triste falecimento de Carrie Fisher sabemos que Leia não estará no Episódio IX, o que dá brecha para uma possível morte da personagem -, mas que é sempre importante considerar que trailers gostam de deixar coisas deliberadamente ambíguas, e que nem tudo o que foi visto é o que parece.

... Ou posso estar errado e tudo vai acontecer exatamente da mesma forma que aparece aqui. Só saberemos com certeza em dezembro.

Reprodução
Em conclusão, porgs são aberrações da natureza Imagem: Reprodução

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
Topo