Topo

Na Venezuela, jogo online de 2001 é usado para enfrentar crise econômica

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/10/2017 12h23

Em meio à crise econômica que assola a Venezuela, algumas pessoas estão recorrendo aos games como uma alternativa para conseguir o mínimo necessário para viver, como pagar as contas e colocar comida na mesa, como mostra reportagem do site Kotaku.

Não estamos falando de eSports ou desenvolvimento de games, mas sim de uma prática controversa e ilegal em muitos jogos: gold farming.

O gold farm consiste em jogar um game para acumular uma moeda virtual e depois vendê-la em outros sites por dinheiro de verdade. Na Venezuela, muitas pessoas fazem isso em "Runescape", um RPG online de fantasia medieval lançado em 2001.

E sim, o gold farm é proibido pela Jagex, a empresa que criou o "Runescape".

Seguro e lucrativo

Por se tratar de um jogo bem antigo, o "Runescape" roda facilmente em qualquer computador de hoje em dia, tornando-o bem acessível para os venezuelanos, mesmo em meio à crise.

Jornal da Venezuela fala sobre gold farm em Runescape - Reprodução - Reprodução
'Farmar gold' em "Runescape" virou até tema de reportagem em jornal na Venezuela
Imagem: Reprodução

Além disso, é também um trabalho mais seguro do que outros, já que é possível trabalhar de casa, sem precisar ir às ruas.

Segundo o Kotaku, uma semana de gold farm no game rende de 200 mil a 250 mil bolívares venezuelanos por semana, algo entre 64 e 80 reais pela cotação atual.

O valor é de duas a três vezes maior do que a média salarial da Venezuela.

'Farmar' dinheiro no game online tornou-se uma alternativa tão popular no país latino que foi até tema de reportagem em jornal.

Obstáculos na comunidade

Porém, a prática traz também suas dificuldades e polêmicas.

Como o gold farm é proibido no "Runescape", muitas pessoas às vezes precisam ficar alguns dias sem jogar ou sendo mais discretas para não chamar atenção dos moderadores da Jagex e serem banidos. Segundo a empresa, cerca de 10 mil contas relacionadas a gold farm são banidas por dia no MMO.

Para piorar, os venezuelanos enfrentam o preconceito de parte da comunidade de jogadores, que se dedica a matar e 'trollar' os latinos só por diversão. Nas últimas semanas gerou muito debate a publicação de um guia para matar venezuelanos (ou Pablos, como eles foram apelidados pelos trolls) em East Dragons, uma área do jogo boa para fazer gold farm.

A produtora Jagex não comenta especificamente a situação dos 'fazendeiros de ouro' da Venezuela, mas explica que a prática vai contra as regras do jogo e pode prejudicar a economia virtual do "Runescape" e estragar a aventura de muitos usuários.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!