Topo

O melhor jogo do ano é da Nintendo - só falta saber qual

Divulgação/Nintendo
Imagem: Divulgação/Nintendo

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

30/10/2017 13h05

A Nintendo venceu 2017. Além de ter encontrado um enorme sucesso de vendas em seu novo sistema, o Switch, a empresa lançou os dois jogos que certamente irão varrer todas as premiações de melhores do ano (inclusive a de UOL Jogos): "The Legend of Zelda: Breath of the Wild" e "Super Mario Odyssey".

Lançado para Switch e Wii U em março, "Breath of the Wild" encantou o mundo com um novo conceito de mundo aberto que já está revolucionando o gênero. No papel de Link, o jogador pode fazer o que quiser, quando quiser, como quiser e onde quiser: não há um único enfrentamento ou quebra-cabeça no game que não possa ser solucionado de pelo menos 10 jeitos completamente distintos.

O novo "Zelda" tem notas agregadas de 97 no Metacritic e 96 no OpenCritic. Era barbada: ele levaria todos os grandes prêmios do ano, sem muita discussão.

Mas eis que, na última sexta-feira (27), a Nintendo lançou "Super Mario Odyssey" - a mais nova e maior aventura 3D da história da série. O jogador assume o controle de Mario, que, por sua vez, assume o controle de todos os outros seres a seu redor. Mario pode lançar seu chapéu para 'possuir' Goombas, Cheep Cheeps e dezenas de outras criaturas com poderes diferentes. É uma mecânica engenhosa que se desdobra em um número impensável de possibilidades.

97 no Metacritic e 98 no OpenCritic.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

"Zelda" e "Mario" provaram o valor do Switch em um ano que teve estreias incríveis em literalmente todos os meses. "Resident Evil 7", "Horizon: Zero Dawn", "Ni-Oh", "NieR: Automata", "Persona 5", "Yakuza 0", "Divinity: Original Sin II", "Wolfenstein II", "Injustice 2", "Cuphead", "Hollow Knight", "SteamWorld Dig 2" - todos jogos fantásticos, megaproduções e indies, que em qualquer outro ano seriam fortes postulantes ao título de jogo do ano.

Mas 2017 já é da Nintendo.