Topo

"FIFA 18": usar jogadores ruins é o segredo do momento para ir bem no FUT

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/11/2017 14h01

Um dos principais objetivos do modo FUT da série "FIFA" é montar um time de respeito usando o máximo de jogadores bons.

Essa lógica se aplica a quase todos os jogos da série que têm o modo FUT. O "quase", aqui, fica por conta de "FIFA 18". No game, ter jogadores de categoria bronze em sua equipe do FUT tem rendido as melhores recompensas para os jogadores.

Veja também:

A explicação é, na verdade, aquilo que parece ser um "exploit" (termo que se refere a usar alguma falha de um game para tirar vantagem) do jogo. E, aparentemente, foi um brasileiro de apelido "HugeGorilaa" que descobriu essa manha.

O modo FUT de "FIFA 18" possui uma nova modalidade de jogo, chamada "Squad Battles". Nele, os jogadores enfrentam equipes controladas pelo inteligência artificial do game em um número limitado de partidas por semana - e com direito a ranking entre os jogadores.

Essas partidas dão recompensas em moedas e enfrentar o computador na dificuldade mais difícil, é claro, rende prêmios mais polpudos. Nessa dificuldade, como é de se esperar, as partidas são extremamente difíceis.

FIFA 18 - FUT - Reprodução - Reprodução
Selecionar uma equipe apenas com jogadores bons parece ser a melhor tática para o modo FUT, mas em "FIFA 18" isso nem sempre se aplica
Imagem: Reprodução

É aí que entram os jogadores bronze: com uma IA mais agressiva, usar jogadores bronze para avançar lentamente em direção ao gol adversário enquanto se usa o comando de proteger a bola faz com que os jogadores consigam ou chegar numa posição que torna marcar gols algo fácil ou, ainda, cavem faltas e consequentes expulsões no time adversário.

Em ambos os casos, as partidas se tornam mais fáceis, com vitórias quase certas.

Apesar de eficiente, a tática "suja" tem dividido a comunidade do jogo, uma vez que o uso de "exploits" é citado nos termos de uso do game como algo que pode provocar o banimento de uma conta dentro do jogo.

CONFIRA A VIDEOANÁLISE DE "FIFA 18"

Ainda assim, não há casos de punições do tipo. Da mesma maneira, a EA não se pronunciou sobre o caso ou, ainda, atualizou o game para impossibilitar o uso da tática. 

"FIFA 18" está disponível para PC, PlayStation 4, Switch e Xbox One.