Topo

Seu celular pode virar um videogame portátil com este novo acessório

Gamepad da Motorola transforma celular em videogame portátil - Bruna Souza Cruz/UOL
Gamepad da Motorola transforma celular em videogame portátil Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

20/11/2017 04h00

Praticamente todo mundo tem um joguinho ou outro no celular. Seja para matar o tempo ocioso em uma fila com o famigerado "Candy Crush" ou disputar partidas acirradas no "Clash Royale", o celular virou a porta de entrada para quem antes sequer imaginava ter um videogame. E, se você curte jogar no smartphone, um acessório da Motorola é capaz de transformar seu aparelho num legítimo console portátil - desde que você esteja usando um MotoZ.

O gamepad faz parte da linha de acessórios da Motorola chamados de MotoSnaps. Já são vários periféricos que a marca vende para levar a experiência com o smartphone a outro nível – entre eles, case de bateria, câmera 360º e mais recentemente uma capinha feita em parceria com a Polaroid que pode imprimir na hora fotos tiradas com os dispositivos.

VEJA TAMBÉM: 

Já o gamepad é focado em quem gosta de jogar com o celular. O periférico faz às vezes de um controle, liberando o uso da tela do celular. O funcionamento é simples: basta acoplar o objeto na traseira e encaixar com um clique nos imãs do aparelho – lembrando que ele só funciona na linha Moto Z.

Traseira do Gamepad tem abertura para as câmeras do celular - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Traseira do Gamepad tem abertura para as câmeras do celular
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

O gamepad é grande, ainda mais porque fica acoplado em um celular já bem grandinho (usei o acessório com o Z2 Force, com bastante borda e uma tela de 5,5 polegadas). O acessório deixa livre o espaço da câmera traseira, caso você queira tirar rapidamente uma foto enquanto está jogando. Um botão "home", que leva de volta para a tela de apps do celular, completa o pacote.

Lembra muito o Switch

Depois de posicionado, o visual do gamepad lembra bastante o Nintendo Switch (ou o antigo portátil da Sony, o PSP). Você tem a tela no meio do celular e os controles à esquerda e à direita do celular. E não precisa configurar nada: é só acoplar e sair jogando. O acessório emana luzes vermelhas da traseira e dos botões na parte de cima – elas podem ser apagadas pressionando o botão home do gamepad e o X ao mesmo tempo.

Todos os controles, por sinal, funcionam muito bem. A gente acaba esquecendo que está com um smartphone nas mãos – parece realmente um videogame portátil. Apenas os botões de ação (X, A, B e Y, como no Xbox) são pequenos e também difíceis de serem identificados. Mas é possível se acostumar com isso.

Nintendo Switch - Divulgação - Divulgação
Nintendo Switch
Imagem: Divulgação

Embora o Moto Z2 Force, não tenha uma bateria decente, a situação muda quando o gamepad é colocado. Isso porque ele reforça a bateria do celular para você jogar sem se preocupar. Eu joguei durante mais de três horas, enquanto baixava aplicativos e atualizações, e a bateria aguentou bem o tranco. Mas não espere autonomia de mais de um dia.

Se necessário, é possível plugar o cabo de carregamento no próprio gamepad instalado no celular. Isso carregará o acessório e o próprio smartphone ao mesmo tempo, o que é uma ótima solução. O gamepad ainda conta com uma entrada de fone de ouvido – o que é maravilhoso, já que o Z2 Force não possui essa entrada (por que, Motorola, por quê?).

Nem todos os jogos funcionam

Mas há, claro, pontos negativos. O principal é que nem todos os jogos são compatíveis com o acessório. Vamos lembrar que a maioria dos games para celulares é feita com o pensamento no uso da tela de toque. Sendo assim, não adianta você ter um controle cheio de botões porque simplesmente não vai rolar.

A maioria dos games que eu jogo com regularidade não funcionou, o que me deixou bastante frustrado. Entre eles, estão "Need For Speed: Most Wanted", "Pro Evolution Soccer", "Fifa Mobile" e "Injustice 2" – em todos esses casos, o controle não serve para nada.

A lista fica ainda maior quando pensamos nos games jogados na vertical ("Super Mario Run", "Candy Crush", "Temple Run") ou games focados quase que inteiramente no touchscreen, como o "Plants vs Zombies". Nenhum funcionará no acessório, pode esquecer. Isso me faz questionar se vale realmente comprar o dispositivo.

Mas os que funcionam...

A experiência nos jogos compatíveis é ótima. Como é um acessório feito especialmente para essa linha de smartphones, fique feliz porque ele funciona muito bem, até melhor do que conectar um controle bluetooth ao aparelho, outra opção em celulares Android. Não há nenhum lag ou demora de resposta entre o que você faz no gamepad e a ação no smartphone.

Em jogos de aventura como "Sonic", "Jetpack Joyride", "Minecraft" e, principalmente, "Rayman Adventures", a experiência fica muito melhor do que jogar somente com o celular. Realmente parece que temos um videogame portátil em mãos. Os controles são simples, usando os direcionais para andar e os botões de ação para pular ou alguma outra função como atacar.

Os games de corrida compatíveis também contam com uma experiência bem bacana. Testei "Asphalt 8" e "Real Racing", que tiveram suas experiências melhoradas com o gamepad. Não foi preciso inclinar o celular para fazer uma curva – isso era feito com o joystick, o que me agradou muito mais.

Jogos de corrida também vão bem no acessório para celular - na foto, o Asphalt 8 - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Jogos de corrida também vão bem no acessório para celular - na foto, o Asphalt 8
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

As opções em menus de todos os games também são selecionadas pelo controle, mas você pode seguir usando a tela de toque, que não é desativada. Infelizmente, não há muitos games de esportes para jogar. O mais legal entre os que testei é o clássico "Virtua Tennis", da Sega, que fica muito legal de ser jogado com o gamepad. O game de tênis foi, até, o que eu mais usei uma variedade de botões do controle.

Os jogos de luta disponíveis, por outro lado, são poucos e ruins. Como nem todos os games são compatíveis e funcionam plenamente, aí vai uma dica: baixe o aplicativo Moto Game Explorer, da Medion. Ele lista todos os jogos que funcionam com o acessório da Motorola e facilita a busca para você.

Vale a pena?

Vou ser curto e grosso na resposta: não vale muito a pena. Sim, a experiência de jogar com o gamepad é fantástica... Mas só nos jogos que funcionam com o controle. Não me leve a mal, o gamepad recria muito bem a experiência de um videogame portátil e é bem-sucedido na sua proposta. Só que o problema é que os games de celular, em muitos casos, não foram pensados desta maneira.

Jogo Rayman Adventures no gamepad da Motorola - controles funcionam bem - Bruna Souza Cruz/UOL - Bruna Souza Cruz/UOL
Jogo Rayman Adventures no gamepad da Motorola - controles funcionam bem
Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

A gente até pode torcer para que futuramente os jogos se adequem ao gamepad com atualizações, mas isso vai depender muito do sucesso do dispositivo. E, por enquanto, não vejo isso acontecendo, já que tem sua compatibilidade limitada a uma única linha de uma única companhia.

Sem falar no preço de R$ 800 do produto no Brasil. Para gastar esse preço, é melhor comprar logo um Nintendo Switch ou um videogame portátil, mesmo eles sendo mais caros. A não ser que você realmente seja fã de vários games em smartphone e queira ficar limitado a jogos de celular – só que, antes, confira se o seu game favorito é compatível.