Topo

Caixa mágica: de onde surgiu o nome "Xbox"?

O mais novo console da Microsoft, o Xbox One X, na BGS 2017 - Claudio Prandoni/UOL
O mais novo console da Microsoft, o Xbox One X, na BGS 2017 Imagem: Claudio Prandoni/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/11/2017 04h00

Hoje em dia, o Xbox está ao lado do PlayStation e da Nintendo como um dos principais pilares do mundo de consoles de videogames, responsável por franquias consagradas como "Halo", "Forza", "Gears of War", e diversos avanços tecnológicos na área - particularmente envolvendo multiplayer online.

O feito em si já é impressionante, considerando que 20 anos atrás o primeiro videogame da marca ainda era apenas mais um projeto dentro da vasta rede de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft, e uma aposta arriscada considerando o domínio do mercado por parte da Sony, Nintendo e Sega.

Veja também:

Agora, uma dúvida comum envolvendo sua história é: por que, de todos os nomes possíveis, a Microsoft decidiu chamar seu console de "Xbox"?

Xbox - Reprodução - Reprodução
O Xbox original, lançado em 2001
Imagem: Reprodução

A origem de "Xbox" está ligada diretamente ao próprio conceito inicial do console: em 1998, um grupo de quatro engenheiros da Microsoft começou a trabalhar em um protótipo de videogame.

Os quatro - Seamus Blackley, Ted Hase, Kevin Bachus e o líder da equipe Otto Berkes - faziam parte da divisão DirectX, o conjunto de aplicações e programas que torna possível rodar jogos no Windows. Usando este sistema, eles desmontaram alguns laptops e criaram seu próprio videogame, usando o DirectX para que tudo funcionasse direito.

Após o sucesso com o protótipo, o quarteto falou com o chefe da publisher de games da Microsoft, Ed Fries, sobre a possibilidade de criar um videogame que pudesse competir com o PlayStation - que, na época, estava afastando jogadores dos PCs -, usando como base este projeto, chamado carinhosamente de "DirectX Box".

Fries aprovou a ideia e o projeto seguiu em frente, e em certo momento o nome do console foi de "DirectX Box" para simplesmente "Xbox".

Em uma das grandes ironias do destino, a equipe de marketing da Microsoft detestava o nome Xbox, por o considerarem muito genérico e difícil de vender. Por isso, vários outros nomes foram considerados para o console, incluindo MITH (Microsoft Interactive Theatre), XON (Experience Optimized Network), MARZ (Microsoft Active Reality Zone) e, bizarramente, TSO (Three, Six, Zero).

Xbox 360 - Reprodução - Reprodução
Lembra alguém?
Imagem: Reprodução

Os marqueteiros chegaram até a colocar o nome Xbox em pesquisas de opinião só para provar o quanto o público não reagiria bem ao nome. Como pode-se imaginar, o tiro saiu pela culatra, e "Xbox" foi de longe a opção favorita entre os pesquisados.

O primeiro Xbox chegou ao mercado em 15 de novembro de 2001, e apesar de ficar atrás do PlayStation 2 em vendas, provou que a Microsoft tinha chances de expandir no mercado.

E foi exatamente isto que aconteceu em 2005, com o lançamento do Xbox 360 - que recebeu o nome em parte porque a Microsoft acreditava que "Xbox 2" pareceria mais fraco em relação a "PlayStation 3", e presumivelmente porque alguém realmente gostou do nome Three, Six, Zero.

Em seus mais de 10 anos no mercado, o console vendeu 84 milhões de unidades, e é considerado uma das plataformas mais importantes e influentes na história dos videogames.

O mais novo console da Microsoft, o Xbox One X, foi lançado nos EUA em 7 de novembro, e deverá chegar ao Brasil em dezembro com preço sugerido de R$ 4 mil.

E sim, todos eles continuam usando o DirectX.