Jogos

Xbox

Caixa mágica: de onde surgiu o nome "Xbox"?

Claudio Prandoni/UOL
O mais novo console da Microsoft, o Xbox One X, na BGS 2017 Imagem: Claudio Prandoni/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/11/2017 04h00

Hoje em dia, o Xbox está ao lado do PlayStation e da Nintendo como um dos principais pilares do mundo de consoles de videogames, responsável por franquias consagradas como "Halo", "Forza", "Gears of War", e diversos avanços tecnológicos na área - particularmente envolvendo multiplayer online.

O feito em si já é impressionante, considerando que 20 anos atrás o primeiro videogame da marca ainda era apenas mais um projeto dentro da vasta rede de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft, e uma aposta arriscada considerando o domínio do mercado por parte da Sony, Nintendo e Sega.

Veja também:

Agora, uma dúvida comum envolvendo sua história é: por que, de todos os nomes possíveis, a Microsoft decidiu chamar seu console de "Xbox"?

Reprodução
O Xbox original, lançado em 2001 Imagem: Reprodução

A origem de "Xbox" está ligada diretamente ao próprio conceito inicial do console: em 1998, um grupo de quatro engenheiros da Microsoft começou a trabalhar em um protótipo de videogame.

Os quatro - Seamus Blackley, Ted Hase, Kevin Bachus e o líder da equipe Otto Berkes - faziam parte da divisão DirectX, o conjunto de aplicações e programas que torna possível rodar jogos no Windows. Usando este sistema, eles desmontaram alguns laptops e criaram seu próprio videogame, usando o DirectX para que tudo funcionasse direito.

Após o sucesso com o protótipo, o quarteto falou com o chefe da publisher de games da Microsoft, Ed Fries, sobre a possibilidade de criar um videogame que pudesse competir com o PlayStation - que, na época, estava afastando jogadores dos PCs -, usando como base este projeto, chamado carinhosamente de "DirectX Box".

Fries aprovou a ideia e o projeto seguiu em frente, e em certo momento o nome do console foi de "DirectX Box" para simplesmente "Xbox".

Em uma das grandes ironias do destino, a equipe de marketing da Microsoft detestava o nome Xbox, por o considerarem muito genérico e difícil de vender. Por isso, vários outros nomes foram considerados para o console, incluindo MITH (Microsoft Interactive Theatre), XON (Experience Optimized Network), MARZ (Microsoft Active Reality Zone) e, bizarramente, TSO (Three, Six, Zero).

Reprodução
Lembra alguém? Imagem: Reprodução

Os marqueteiros chegaram até a colocar o nome Xbox em pesquisas de opinião só para provar o quanto o público não reagiria bem ao nome. Como pode-se imaginar, o tiro saiu pela culatra, e "Xbox" foi de longe a opção favorita entre os pesquisados.

O primeiro Xbox chegou ao mercado em 15 de novembro de 2001, e apesar de ficar atrás do Nintendo GameCube e PlayStation 2 em vendas, provou que a Microsoft tinha chances de expandir no mercado.

E foi exatamente isto que aconteceu em 2005, com o lançamento do Xbox 360 - que recebeu o nome em parte porque a Microsoft acreditava que "Xbox 2" pareceria mais fraco em relação a "PlayStation 3", e presumivelmente porque alguém realmente gostou do nome Three, Six, Zero.

Em seus mais de 10 anos no mercado, o console vendeu 84 milhões de unidades, e é considerado uma das plataformas mais importantes e influentes na história dos videogames.

O mais novo console da Microsoft, o Xbox One X, foi lançado nos EUA em 7 de novembro, e deverá chegar ao Brasil em dezembro com preço sugerido de R$ 4 mil.

E sim, todos eles continuam usando o DirectX.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo