Topo

Jogos

PC

Como usar o controle do Xbox One e PS4 no PC

Reprodução
Com alguns passos simples, é possível usar os controles de Xbox One e PS4 no PC Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/11/2017 04h00

Por sua natureza mais aberta em relação aos consoles, o PC acaba sendo a plataforma mais versátil para se jogar videogame - desde que se tenha paciência e estudo para saber como configurar as coisas.

Embora o mouse e teclado seja ideal para jogar certos tipos de jogos como shooters e games estratégia, o PC também oferece títulos que costumam funcionar melhor com um controle, como jogos de plataforma e de ação em terceira pessoa.

Sendo assim, é possível conectar o controle tanto do Xbox One (e Xbox 360) quanto do PlayStation 4 em computadores, embora em certos casos o processo seja um pouco mais trabalhoso - embora o resultado valha a pena.

Veja também:

Xbox

Reprodução
Imagem: Reprodução

Por ser um periférico da Microsoft, os controles do Xbox 360 e Xbox One naturalmente podem ser conectados mais facilmente em computadores com sistema operacional Windows.

Os controles podem ser instalados de várias maneiras, sendo a mais simples delas usando um cabo USB para conectar o acessório ao computador, que imediatamente instalará e configurará o dispositivo.

Isto, porém, requer que o controle esteja sempre ligado ao fio, o que pode não ser ideal para quem prefere uma experiência "wireless".

Há duas formas de conectar um controle de Xbox ao PC sem fio: A primeira é pelo Adaptador Sem Fio do Xbox, um acessório criado especificamente pela Microsoft para este propósito que pode ser encontrado avulso em lojas por valor sugerido de R$ 130; Já a segunda é por meio de um adaptador Bluetooth, que são significativamente mais baratos, mas que não tem algumas de suas funcionalidades (como a possibilidade de conectar 8 controles simultaneamente).

Reprodução
O adaptador do Xbox para PC traz diversas funcionalidades, mas tem um preço bem salgado em relação a um simples conector Bluetooth Imagem: Reprodução

Para saber mais sobre as configurações do controle do Xbox no PC, confira o guia criado pelo próprio suporte da Microsoft.

PlayStation 4

Reprodução
Imagem: Reprodução

Dependendo de que jogo você quiser jogar, a instalação do controle DualShock 4 do PS4 pode ser tão simples quanto o do Xbox One, ou bem mais complicada.

Desde outubro de 2016, o controle é totalmente compatível com a principal plataforma de games no PC, o Steam. Isso quer dizer que só é preciso conectar o controle ao computador (seja via cabo USB ou Bluetooth) para poder usar o DualShock 4 não só nos jogos, como também para navegar o menu no modo Big Picture.

Caso não esteja jogando um game no Steam, porém, o processo de tornar o controle compatível com o PC é um pouco mais complexo.

Primeiro, é preciso instalar um programa chamado DS4Windows, um aplicativo que essencialmente "engana" o Windows ao fingir que o DualShock 4 na verdade é um controle de Xbox 360. Depois de baixá-lo, é preciso extrair seus arquivos da pasta .zip (por meio de serviços como WinRAR) e instalar o Driver, que permitirá o uso do periférico do PS4 ao conectá-lo via cabo ou Bluetooth.

É importante notar que o Drive instalado depende da versão do Windows no computador: No Windows 8, 8.1 e 10, basta instalar o DS4; já Windows 7 e mais antigos devem instalar o próprio drive de Xbox 360 (que aparece como opção ao configurar o DS4Windows).

Reprodução
Menu de instalação do DS4Windows Imagem: Reprodução

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor