Topo

Por que "Super Mario Odyssey" merece ser o Jogo do Ano?

Divulgação/Nintendo
Imagem: Divulgação/Nintendo

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

06/12/2017 04h00

21 anos após revolucionar a maneira como exploramos os mundos de um game, o herói bigodudo da Nintendo resolveu recapturar tudo o que fez de "Super Mario 64" uma experiência única em uma nova aventura. E provou, mais uma vez, que ninguém faz plataforma em 3D tão bem como ele.

"Super Mario Odyssey" não é uma revolução em nome da revolução. Ele é um game nos moldes clássicos, que busca recompensar cada segundo que o jogador investe com alegria.

Cada mundo de "Odyssey" é único e oferece desafios impossíveis em outros cenários. E cada personagem diferente que Mario possui com a ajuda de seu chapéu mágico poderia render um jogo solo separado.

Veja também:

Oscar dos games

Principal premiação de games do ano, o The Game Awards 2017 acontecerá no dia 7 de dezembro, em Los Angeles (EUA). Você pode acompanhar o "Oscar dos games" na transmissão ao vivo do UOL Jogos, a partir das 23h, com comentários em português.

O UOL Jogos é um dos sites que escolhem os vencedores dos prêmios do The Game Awards, inclusive o cobiçado troféu de Jogo do Ano. Além de "Super Mario Odyssey", concorrem ao prêmio os jogos:

O Game Awards também é palco para a divulgação de novos trailers de jogos muito aguardados e anúncios de games inéditos.

Versatilidade incomparável

Em mais uma missão para resgatar a Princesa Peach das garras do maligno Bowser, Mario conta com a ajuda de um novo parceiro em "Odyssey". Cappy é um chapéu-fantasma, capaz de fazer com que Mario assuma o controle de outras criaturas a seu redor.

Nas escamas e casco de um Hammer Bro, Mario consegue realizar saltos muito mais altos, mas também arremessar martelos para destruir obstáculos e inimigos. Possuindo um Paragoomba, o herói ganha a habilidade de voar pelo cenário e alcançar lugares distantes. No controle de uma Lava Bubble, o bigodudo consegue atravessar um rio fervente sem problemas, derretendo oponentes no caminho.

A versatilidade de "Super Mario Odyssey" é incomparável - e o jogo sabe disso.

Como nos melhores games de mundo aberto, "Odyssey" premia quem explora cada canto do mapa com criatividade. Praticamente qualquer boa ideia que o jogador tem resulta na descoberta de uma Power Moon - o tipo de coletável que serve como combustível para a nave de Mario. E quanto mais descobertas são feitas, mais lugares diferentes o herói pode explorar.

É um ciclo vicioso de diversão em sua forma mais pura. Controles precisos fazem com que até mesmo pequenas coisas como acertar um salto sejam um grande prazer... e "Odyssey" esconde inúmeras surpresas em uma escala vários patamares acima disso. É um game imperdível, e um dos maiores vencedores de um ano cheio deles.