Topo

Brasileiro e 'pirata', game online de "Pokémon" já tem meio milhão de fãs

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

18/12/2017 11h49

E se existisse um RPG online de "Pokémon"? Cansados de esperar pela Nintendo, que hesita em transformar este velho sonho em realidade, um grupo de fãs brasileiros da série tomou a missão para si e criou "PokeXGames" - um game 'pirata' que já tem mais de 500 mil fãs nas redes sociais.

Sem qualquer licença oficial dos donos da marca "Pokémon", o jogo existe na ilegalidade. Os criadores do projeto não responderam a sucessivas tentativas de contato do UOL Jogos.

A Pokémon Company preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

VEJA TAMBÉM:

"Eu prefiro 'PokeXGames' do que os jogos oficiais por ele ser online," explica M. S., 15, que joga ao lado de amigos do colégio. "Eu consigo capturar Pokémon e trocar com quem eu quero, e dá pra se divertir mesmo não pagando nada."

Sim: apesar de ser criado por fãs e gratuito para baixar, "PokeXGames" oferece diversos bônus que podem ser comprados com dinheiro de verdade. Como em "Candy Crush", ou no próprio "Pokémon GO", o site oficial vende uma moeda especial chamada 'Diamond', que pode ser convertida em itens e outros benefícios dentro do jogo. Os criadores do game se referem às transações como "doações".

PokeXGames - Reprodução - Reprodução
Batalhas contra Pokémon selvagens costumam ficar bem caóticas
Imagem: Reprodução

Na prática, "PokeXGames" é uma versão modificada de "Tibia" - um RPG online alemão de 1997 que até hoje é sucesso entre brasileiros. Os gráficos são os mesmos, e rodam em praticamente qualquer PC moderno, mas o sistema de jogo foi reformulado para incluir batalhas em tempo real entre os monstrinhos.

Jogadores podem batalhar contra e capturar monstrinhos selvagens, fortalecer as próprias criaturas e participar de torneios contra outros treinadores.

Eventos organizados pelos produtores em ocasiões festivas, como o Dia das Bruxas, trazem itens e 'quests' temporárias.

Em um teste, UOL Jogos encontrou sérios problemas de latência e uma interface lenta e confusa - problemas que não parecem incomodar os fãs, que não são contemplados por uma alternativa oficial ao que "PokeXGames" oferece.

É um projeto engenhoso que misteriosamente nunca foi desligado pela Nintendo ou pela Pokémon Company - até mesmo 'fangames' inteiramente gratuitos costumam virar alvos para as empresas. E, nas sombras, ele cresceu e cultivou uma comunidade forte de fãs.

"Por causa de 'PokeXGames', eu assisto ao desenho e compro os cards de 'Pokémon'. Sei que o jogo não é oficial, mas ele me faz gastar mais dinheiro com os produtos oficiais do que eu gastaria se o game não existisse," explica M.