Topo

Nintendo tem um novo site no Brasil - mas o que isso significa?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/12/2017 13h29Atualizada em 04/01/2018 13h46

Um novo site brasileiro da Nintendo está fazendo com que fãs acreditem que a volta da empresa ao país está próxima.

A página, que você pode acessar clicando aqui, é bem simples: ela faz menção ao eShop do 3DS - a única plataforma Nintendo com uma loja oficial brasileira -, e traz links para o programa de fidelidade My Nintendo e o portal de minigames, vídeos e dicas Play Nintendo.

Mais do que o conteúdo, porém, a mera existência da página está atiçando os ânimos dos fãs brasileiros da Nintendo. O primeiro registro da existência do site ocorreu no último dia 13 de dezembro - o que significa que a página foi realmente inaugurada recentemente.

VEJA TAMBÉM:

Após a Nintendo deixar o mercado brasileiro para trás em janeiro de 2015 culpando altos impostos, a vida de fãs da empresa ficou muito mais difícil. Sem representação oficial da marca no país, brasileiros passaram a esperar e pagar mais por jogos de Wii U e 3DS. A situação se repete com o Switch.

Desde então, a empresa chegou a lançar alguns de seus jogos para celulares totalmente em português do Brasil, como "Miitomo" e "Super Mario Run" - mas nada em suas plataformas proprietárias.

Por mais que seja um sinal positivo de que alguma coisa está acontecendo por trás dos panos, o surgimento de um novo site brasileiro, portanto, não significa muita coisa. A Nintendo nunca chegou a rejeitar o Brasil: em várias oportunidades, executivos da empresa disseram ao UOL Jogos que a empresa tem um interesse ativo em retornar ao país. Então não é estranho que eles tentem criar canais de comunicação com o público local, mesmo que apenas para manter um contato mínimo.

Mas torcemos para que os mais otimistas estejam certos, e que o Switch encontre um caminho oficial para chegar ao mercado nacional.

ATUALIZAÇÃO - 04/01/2018: Em seu site A Águia Pousou, o antigo editor da revista Nintendo World Igor Andrade postou um comunicado da Big N sobre os motivos de ter criado uma nova página em português.

"Sabemos que há muitos fãs dos jogos e consoles da Nintendo no Brasil e atualizamos nosso site para garantir que eles terão um lugar online para encontrar informações atualizadas e específicas para eles", diz a mensagem. "Isso inclui a Nintendo eShop para a família de sistemas Nintendo 3DS, as recompensas do programa My Nintendo e nosso site de suporte ao consumidor, todos disponíveis para os fãs no Brasil."

Sendo assim, a nova página foi criada para atender necessidades de consumidores de produtos que ainda tem algum tipo de suporte no Brasil, e não indica que a empresa tem planos de voltar a ter operações no país.