Topo

Governo dos EUA está criando game que simula tiroteios em escolas

Simulação quer treinar professores, policiais e bombeiros para saber como agir durante situações de perigo - Reprodução
Simulação quer treinar professores, policiais e bombeiros para saber como agir durante situações de perigo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/01/2018 15h21

O governo americano quer utilizar um videogame para treinar policiais, bombeiros e professores para que eles saibam como melhor agir durante um tiroteio em uma escola.

O game se passa em primeira pessoa, e coloca jogadores nos papeis dos diferentes adultos que teriam a responsabilidade de proteger crianças em um enfrentamento com um atirador. Os professores, por exemplo, devem criar barricadas e organizar a retirada dos estudantes.

VEJA TAMBÉM:

Dependendo das condições estipuladas pela simulação, os atiradores também podem ser controlados por jogadores.

A simulação faz parte da iniciativa "EDGE", um programa de US$ 5,6 milhões financiado pelo Exército dos EUA em parceria com o Departamento de Segurança Interna, que já é utilizado em agências para treinar policiais e bombeiros a enfrentar diversas situações de perigo.

"Quanto mais experiência você tem, melhores são suas chances de sobrevivência," explicou a engenheira-chefe do projeto, Tamara Griffith, ao site americano Gizmodo. "Então [o software] permite que a pessoa pratique e tenha múltiplas experiências, e saiba o que funciona e o que não funciona."

"Professores não são pessoas que normalmente deveriam se preocupar com balas voando por perto. Infelizmente, é algo que está se tornando uma realidade," explicou Tamara. "Então queremos dar uma chance para que eles entendam quais opções estão disponíveis para eles em uma situação assim."

Vídeo apresenta o projeto "EDGE"

Start