Topo

A Nasa mandou um spinner para a Estação Espacial Internacional

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/01/2018 12h49

Após conquistar todo o planeta em 2017, os fidget spinner deram o primeiro passo para ir muito além: a Nasa enviou um dos infames brinquedos giratórios para os astronautas da Estação Espacial Internacional.

O astronauta Randy Bresnik aproveitou para demonstrar o que acontece com um spinner flutuando em gravidade próxima à zero. Em seu perfil no Twitter, o astronauta demonstrou alguns experimentos com o brinquedo na Estação Espacial.

Como você pode ver no vídeo, o spinner gira em uma velocidade bem maior do que o normal. "Deixar o spinner flutuar reduz o atrito nas bordas, permitindo que o ritmo do disco central e do spinner exterior se equalizem, e a coisa toda gire como uma só", explicou a Nasa.

VEJA TAMBÉM:

Mas por quanto tempo um spinner gira na micro-gravidade da Estação Espacial? O astronauta ainda não sabe responder, mas disse que os testes com o brinquedo são ótimas maneiras de experimentar com as leis de Newton.

O fidget spinner não é o objeto mais excêntrico que já foi enviado para o espaço pela Nasa: itens como um sabre de luz e uma réplica do robô R2-D2 (de "Star Wars"), o relógio de pulso de Amelia Earhart e fotos de coelhinhas da Playboy já acompanharam os astronautas em missões anteriores.