Plague Inc.: sucesso no iPhone, simulador de epidemia mostra riscos reais
"Plague Inc." é um simulador de epidemias. Nele, o jogador deve contaminar o mundo e, por consequência, erradicar a raça humana. Lançado em 2012 para PC e celulares, é um sucesso no iPhone até hoje: em janeiro de 2018, o game está entre no top 5 da App Store.
O jogo de estratégia, que custa R$ 1,90, oferece mais de 50 países para contaminar, com milhares de eventos, que dão variedade para cada partida.
Os papéis são invertidos: você não deve salvar a humanidade, mas acabar com ela, controlando a expansão de 12 doenças diferentes, desde perigos reais, como o ebola, ou fictícios, como a gripe símia (de "O Planeta dos Macacos").
Enquanto você vai do paciente zero da sua epidemia até a extinção da raça humana, "Plague Inc." vai apresentando conceitos sérios de saúde pública, vacinação e prevenção.
O game recebe novas doenças com frequência, além de "mutações" nos vírus já conhecidos pelos jogadores.
Cenários bem desafiadores incluem a propagação de epidemias em aeroportos e uma Terra quase sem humanos. Como a sua doença vai se propagar com as pessoas longe umas das outras? Essas novidades são vendidas como expansões dentro do app e custam R$ 6,90 cada.
Luta contra o ebola
"Plague Inc." já foi usado para ajudar na luta contra epidemias no mundo real. Em 2015, a produtora do game arrecadou cerca de US$ 76 mil em doações para instituições como a Cruz Vermelha e Médicos Sem Fronteiras, para combater a propagação do ebola.
Na ocasião, mais de 800 mil jogadores acessaram a página do game para angariar fundos para 15 instituições que combatem o ebola no oeste da Africa.
Pela natureza do jogo, 'Plague Inc.' dá ênfase nos riscos de doenças contagiosas e ajuda os jogadores a entenderem a importância de tomar precauções
James Vaughan, criador o game, sobre a mensagem por trás do simulador de doenças que tanto sucesso faz no iPhone e no iPad.
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