Topo

Jogos em disco nos EUA passarão a ter aviso na capa sobre microtransações

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do GameHall

28/02/2018 13h00

A ESRB, entidade que cuida da classificação indicativa dos jogos na América do Norte, anunciou que, em breve, todos os títulos que contiverem itens digitais pagos com dinheiro de verdade terão na capa uma notificação a respeito disso.

VEJA TAMBÉM:

Conforme anunciado, será colocado um selo na capa de todos os jogos mídia física que tiverem microtransações, de modo a informar jogadores e pais quando um game oferece a opção para comprar conteúdo adicional nele com uso de dinheiro real. Tais conteúdos incluem fases bônus, "skins", itens surpresa (como "loot boxes"), músicas, moedas virtuais, assinaturas, passes de temporada, atualizações para desabilitar propagandas, entre outros.

"Este é o primeiro passo de muitos! Continuaremos discutindo como melhorar ainda mais nosso sistema de classificação com as distribuidoras, desenvolvedoras, jogadores e especialmente pais, e continuaremos a fazer ajustes conforme a necessidade surja."

A ESRB ressaltou em outra postagem que algo do tipo já existe há alguns anos em jogos digitais, citando que lojas como Microsoft Store, Nintendo eShop e Google Play informam quando o game possui compras digitais. A diferença é que agora passarão a dizer que o jogo tem compras dentro dele.

A medida vem alguns meses após diversas reclamações por parte dos fãs em "Star Wars Battlefront II", que levaram a Electronic Arts a suspender as microtransações no game. O episódio serviu como ponto de partida para que a indústria, jogadores e órgãos de diversos países começassem a estudar e analisar a questão das "loot boxes" dentro dos jogos.