Topo

Partidas entre Xbox e PS4? Microsoft quer e joga bola para Sony

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do GameHall

13/03/2018 17h24

Após o anúncio da Epic Games de que “Fortnite Battle Royale” teria suporte para jogabilidade cross-play entre várias plataformas, parece que o Xbox One e o PlayStation 4 são os únicos que não estão conectados entre si, ao lado do PC, Mac e celulares.

E o entrave para unir os jogadores desses dois consoles parece ter sido a Sony, como sugeriu comentários de Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, na rede social Twitter.

Alguns dias atrás um jogador disse que “nós realmente queremos o sistema crossplay entre o Xbox One e o PS4”. Spencer respondeu com um “Eu também”, bastante contundente, seguido pela desenvolvedora Epic, que adicionou “Somos 3”.

Agora em declaração feita ao site Kotaku nesta segunda-feira (12), a Microsoft jogou a bola para a Sony, reiterando sua vontade de trabalhar com a empresa para fazer o cross-play acontecer.

“A Microsoft tem sido uma voz líder no incentivo à adoção do jogo multiplataforma e ao potencial de conectar jogadores no PC, celular e todos os consoles”, diz a declaração ao site.

“Trabalhamos em estreita colaboração com a Nintendo para permitir a reprodução de redes entre o Xbox One e o Switch e nossa oferta para fazer o mesmo com os jogadores do PlayStation ainda está de pé. Para qualquer outra questão sobre o cross-network de Fortnite entre Xbox e PlayStation, por favor entre em contato com a Epic ou a Sony diretamente”.

VEJA TAMBÉM

Já não é a primeira vez que a questão surge entre os dois consoles, com “Minecraft” e “Rocket League” despertando o mesmo interesse nos jogadores no passado.

A Sony já afirmou anteriormente que é relutante em aceitar essa oferta devido a uma “responsabilidade” em relação à sua própria base de instalação.

“Temos um contrato com as pessoas que estão online com a gente, cuidamos deles e eles estão dentro do universo organizado do PlayStation”, comentou Jim Ryan, chefe de marketing e vendas global do PlayStation, em 2017. “Expondo, o que em muitos casos, são crianças em influências externas, e não temos habilidade para gerenciar ou cuidar, é algo que devemos pensar com muito cuidado”, completou.

Ironicamente, em setembro do ano passado, os jogadores de “Fortnite” em ambas as plataformas puderam jogar juntos quando um “problema de configuração” possibilitou o cross-play entre o Xbox One e o PS4. No entanto, o problema foi rapidamente corrigido.