Topo

"Walking Dead" mantém Next Games viva em competição mortal

Divulgação
Imagem: Divulgação

Kasper Viita (colaboração de Hanna Hoikkala)

Bloomberg

14/03/2018 16h13

Enquanto a criadora de "Angry Birds" enfrenta turbulência, uma rival local do ramo de jogos trilha um caminho diferente para evitar os custos de marketing que têm prejudicado os investidores da Rovio Entertainment.

A Next Games, uma empresa de jogos para dispositivos móveis com sede em Helsinque, na Finlândia, está transformando filmes e séries de TV na espinha dorsal da expansão de sua operação, antes baseada em um jogo, para vários títulos.

A produtora está desenvolvendo quatro títulos, entre eles "The Walking Dead: Our World", jogo de combate a zumbis com realidade aumentada que deverá ganhar amplo lançamento no primeiro semestre do ano.

VEJA TAMBÉM:

"O maior custo de qualquer empresa de jogos móveis é sempre a aquisição do usuário -- com marketing, por exemplo", disse o CEO Teemu Huuhtanen em entrevista.

A Rovio, antes a queridinha do setor de jogos móveis da Europa, manteve a maior parte do controle de sua franquia. O primeiro filme da empresa arrecadou quase US$ 350 milhões em bilheteria. Contudo, no mês passado as ações caíram 50 por cento em um único dia depois que a empresa publicou um aviso de lucro abaixo do esperado devido aos tropeços dos esforços empreendidos para a ampliação do portfólio de jogos da marca. A Rovio praticamente triplicou o investimento em aquisição de usuários no segundo semestre do ano em relação ao ano anterior para tentar conter a queda do número de jogadores ativos e prevê um nível similar de gastos neste ano.

A Next Games planeja explorar as bases de fãs existentes, como as da série de TV "The Walking Dead", da AMC, e também está apostando na realidade aumentada. O segundo produto da série "Walking Dead" permitirá que os jogadores explorem recursos do mundo real com base na localização do jogador e lutem com zumbis com a ajuda de personagens da série de TV.

The Walking Dead: No Man's Land - Divulgação - Divulgação
"The Walking Dead: No Man's Land" está disponível para Android e iPhone
Imagem: Divulgação

Mercado em crescimento

No ano passado, o gasto dos consumidores com jogos móveis subiu para mais de três vezes o gasto com jogos de consoles domésticos como Playstation e Xbox, após superar a categoria rival pela primeira vez em 2014, segundo relatório publicado na terça-feira pelas empresas App Annie e IDC. Os jogos representaram quase 80% do total de gastos do consumidor em todo o mundo nas lojas digitais App Store e Google Play.

A empresa montou recentemente um escritório em Los Angeles para trabalhar com estúdios de cinema e lançará ainda neste ano um jogo baseado no filme de ficção científica "Blade Runner 2049". A produtora avalia uma lenta expansão da equipe na Califórnia, formada inicialmente por cinco integrantes, disse Huuhtanen.

Ainda não é possível saber se a abordagem da Next Games será bem-sucedida. A empresa está chegando ao primeiro aniversário do IPO e suas ações são negociadas abaixo do preço da oferta. Atualmente avaliada em 126,1 milhões de euros (US$ 155 milhões), a Next Games divulgou prejuízo líquido de 6,1 milhões de euros no ano passado.

A maior parte da equipe trabalha em projetos que ainda não foram lançados e a empresa enfatizou que "está disposta a renunciar a ganhos de curto prazo para obter lucros a longo prazo".

O único jogo da empresa até o momento, "The Walking Dead: No Man's Land", arrecadou 32,5 milhões de euros em receita anual para a empresa.