Topo

Como usar a arma mais popular de PUBG

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

28/03/2018 11h19

"Playerunknown’s Battlegrounds", ou simplesmente "PUBG", é um fenômeno de vendas tanto no PC quanto no Xbox One. No console da Microsoft o número já passa dos 5 milhões de cópias vendidas, enquanto nos computadores esse número é ainda mais impressionante, com mais de 35 milhões de cópias até o momento.

A PUBG Corp, desenvolvedora do jogo, publicou há um tempo atrás um infográfico mostrando vários dados sobre as preferências dos jogadores. Dentre as diversas informações, descobrimos que a arma preferida no jogo é a M416, um dos melhores rifles de assalto (AR) para garantir o desejado primeiro lugar.

VEJA TAMBÉM

Mas você realmente sabe como usá-lo e porque é um rifle tão bom? Confira nosso guia abaixo e melhore seu desempenho com a M416:

PUBG Estatísticas - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Status

A M416 é conhecida como uma das melhores armas do jogo por ser uma das mais previsíveis, versáteis e balanceadas dentre os rifles de assalto. Embora ela não seja a melhor em seus status ao ser comparada individualmente com outros ARs, ela mantém bons parâmetros em todas as categorias e soma a isso um recuo previsível e uma gama variada de acessórios para melhorar suas deficiências e aumentar sua versatilidade. Confira os status abaixo:

PUBG Armas

Dá para entender a escolha dos jogadores apenas pelas informações acima. Embora o dano da M416 seja menor que o da AKM, por exemplo, ele iguala o dano da M16A4 e o da SCAR-L, o que torna a arma extremamente letal, mesmo contra inimigos com bons equipamentos.

A velocidade das balas 5.56 mm que a arma usa, fica entre os dois outros ARs citados acima, e ganha por pouco da Scar e perde por muito pouco da M16. A velocidade de disparo também é excelente, fazendo com que um pente inteiro possa ser disparado em torno de 3,5 segundos, causando um Dano Por Segundo (DPS) máximo no seu spray de 476, 10% a mais que a SCAR-L. Considerando a previsibilidade do seu recuo, que mostraremos a seguir, não tenha dúvidas que a M416 é provavelmente sua melhor escolha para curtas e médias distâncias, além de funcionar muito bem nas longas distâncias.

Recuo

Se você já está acostumado com jogos de tiro em primeira pessoa (FPS), sabe que nesse gênero geralmente se simula o recuo das armas, que nada mais é que o movimento que a arma faz enquanto se dispara. Para controlar esse recuo e conseguir atirar mais balas exatamente onde você quer, é necessário movimentar o mouse ou o direcional do controle na direção oposta ao recuo gerado pela arma. Basicamente, se ela levanta enquanto você atira, movimente o seu mouse ou direcional para baixo enquanto descarrega o pente no inimigo.

O problema é que no "PUGB" esse recuo não é 100% previsível, e as armas também possuem recuo horizontal. É exatamente aqui que a M416 vai se sobressair, por exemplo, sobre a AKM, que tem um dano um pouco maior, mas é extremamente difícil de ser controlada no modo automático. Confira na imagem abaixo a diferença entre os recuos dos rifles de assalto no "PUBG":

PUBG - Recuo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para entender a imagem, basta imaginar que o fundo preto é uma parede e que cada linha dessas foi um pente disparado sem qualquer controle de recuo. Repare que com exceção da AUG A3, que somente é encontrada em Air Drops, a M416 reina absoluta no quesito previsibilidade de recuo.

Se considerarmos os acessórios que podem ser adicionados à arma, teremos ainda mais previsibilidade, fazendo o recuo ficar basicamente vertical, bastando assim mover seu mouse ou direcional para baixo enquanto atira, para acertar tudo no inimigo.

Melhores acessórios para a arma

A M416 possui 5 espaços para melhorias. Lembre-se que quando se trata dos chamados “Atachments”, entra muito a escolha pessoal do jogador. Abaixo listamos a escolha mais comum e que no geral é usada pelos melhores jogadores, mas não quer dizer que você não possa fazer suas mudanças, até mesmo pela disponibilidade de saques, ou “loot”, que você tiver no momento.

PUBG M416

Muzzle (Supressor): Aqui a indicação principal é o silenciador, não só por obviamente diminuir drasticamente o barulho que você fará ao atirar, mas também por acabar com o flash que a arma gera enquanto dispara, deixando em muita dificuldade o inimigo que entrar na sua mira, uma vez que ele não saberá de onde você está atirando. Por outro lado, o compensador também é excelente na redução do recuo, portanto recomendamos que, se possível, tenha ambos na mochila e troque dependendo do momento.

Grip (Encaixe Inferior): Como o recuo da arma é bem previsível na vertical, o ideal é utilizar a empunhadura angular para confrontos de curta e média distância, podendo assim se preocupar menos com o recuo horizontal. Entretanto, em situações de tiros de longa distância, onde geralmente a arma é utilizada no modo semi-automático (cada clique um disparo) e com miras, utilize o encaixe vertical, pois nesse caso é o esse tipo de recuo que atrapalha mais. Novamente, se possível mantenha os 2 na mochila. 

Magazine (Pente): Aqui a escolha é bem óbvia. Temos 3 tipos de pentes, um que aumenta a capacidade de balas (pente estendido), um que aumenta a velocidade do carregamento da arma (pente rápido) e um que faz os dois anteriores, o chamado pente estendido rápido. Não precisa dizer mais nada né? Na falta do terceiro, a escolha é totalmente opcional.

Sights (Mira): Miras são escolhas bem pessoais, sendo essa uma indicação nossa, mas que você pode alterar para a que se sentir mais confortável.

A M416, pelos status que vimos acima, é considerada a arma perfeita para a mira x4 (aumenta o zoom em 4 vezes), uma vez que suas marcações demonstram exatamente as distâncias que propõem, entre 100 e 600 metros. Portanto, sempre que possível use essa. Para uma versatilidade maior, tenha sempre na sua mochila também uma mira simples (holográfica ou red dot), para combates em distâncias menores.

Para o “stock” (coronha), só temos uma opção, então não tem como fugir.

E como usá-la?

Como mostrado acima, a M416 é uma das armas mais versáteis do jogo, podendo ser usada em praticamente todas as situações em que você se encontrar. Pratique o recuo da arma e não tenha medo de fazer o spray com ela, pois é realmente fácil de controlar.

Lembre-se apenas de puxar bastante seu mouse ou direcional para baixo enquanto atira, por conta da quantidade de disparos por segundo, o que gera um recuo vertical mais agressivo e que precisa ser controlado.

Ao usar a mira 4x, lembre-se que as marcações dela funcionam perfeitamente para a medição de distância no jogo, indo de 100 até 600 metros com perfeição, pode mexer na distância zero se você se sentir mais confortável também.

Ao incorporar a M416 no seu jogo, certamente que a chance de conseguir o sonhado “Chicken Dinner” vai ser ainda maior.