Topo

PC


Lembra delas? Steam Machines ainda estão nos planos da Valve

Reprodução
Imagem: Reprodução

do GameHall

05/04/2018 04h00

Apesar da Valve ter retirado as Steam  Machines da aba de hardware de sua loja online, a empresa afirmou que não desistiu do sistema e ainda pretende aumentar sua presença no mercado. Lançadas em 2015, as primeiras Steam Machines, aparelhos híbridos entre console de mesa e computador pessoal, não alcançaram grande sucesso de vendas e caíram no esquecimento em poucos meses.

Em um comunicado para a comunidade Steam, o funcionário da Valve Pierre-Loup, explicou que a remoção do link para as máquinas na loja online faz parte de uma “limpeza de rotina” do sistema de navegação da plataforma.

O baixo tráfego de usuários para este link em particular foi o principal motivo da retirada, mas a seção dedicada aos dispositivos ainda está ativa, disse Pierre.

VEJA TAMBÉM

A Valve também ressaltou que, apesar das baixas vendas das máquinas, a empresa ainda pretende aumentar sua presença no mercado de Linux.

“Embora seja verdade que as Steam Machines não estão exatamente voando das prateleiras, nossas motivações para lutar por uma plataforma de jogos competitiva e aberta não mudaram significativamente”, diz o comunicado.

“Ainda estamos trabalhando muito para tornar os sistemas operacionais Linux um ótimo lugar para jogos e aplicativos. Acreditamos que isso acabará resultando em uma experiência melhor para desenvolvedores e clientes, incluindo aqueles que não estão no Steam”.

As Steam Machines foram anunciadas em 2013 e tinha como proposta um aparelho fabricado por inúmeras empresas diferentes, como as Alienware e Maingear, especialmente para rodar jogos de PC em uma TV. A Valve também criou o SteamOS, sistema operacional baseado em Linux para as Steam Machines.

As máquinas foram apresentadas na CES 2014 e lançadas em 2015, mas seu desempenho na indústria desde então foi bem abaixo do esperado, não despertando o interesse do público, especialmente pelo seu alto custo: o preço das máquinas gira em torno de US$ 500.