Topo

6 situações capazes de fazer qualquer gamer passar raiva

gamer stressado - Getty Images/iStockphoto
gamer stressado
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL Jogos

03/05/2018 04h00

Seja jogando casualmente ou em uma competição mais acirrada, os videogames são um hobby para a maioria dos jogadores - tiramos dessa equação, claro, quem joga profissionalmente. Sendo assim, o normal é que, acima de tudo, as pessoas joguem para se divertir, não é mesmo?

Isso nem sempre é verdade: há momentos quando jogar acaba sendo uma atividade bastante estressante. E esse nervosismo pode surgir devido a vários fatores, sejam eles dificuldade excessiva, obstáculos escondidos ou, ainda, tempo limitado.

Abaixo listamos algumas dessas situações. Confira:

Nadando por aí

Essa é praticamente uma unanimidade: poucas passagens são tão irritantes quanto as fases aquáticas dos jogos. E isso se aplica aos games dos mais variados tipos, sejam clássicos de plataforma, como "Super Mario World", "Donkey Kong Country" e "Sonic", ou ainda games modernos, como "Uncharted" e "Tomb Raider". Seja nos games mais antigos ou nos modernos, um dos principais desafios era lidar com mudança de controles e de física do jogo. Já "Sonic" trazia um problema tipicamente visto em jogos mais modernos: a impossibilidade de respirar debaixo d'água. Para piorar, quando ele estava próximo de se afogar, surgia na tela um contador e começava a tocar aquela que provavelmente é a música mais estressante da história dos games.

Empurra empurra

Essa situação é a mais clássica dos games de plataforma. Você começa uma fase e nota que o personagem é "empurrado" pela borda da tela. Ou seja: não há muito tempo para planejar como você vai superar algum buraco ou, ainda, desviar de obstáculos e derrotar inimigos. Vimos situações do tipo em games das séries "Mario", "Donkey Kong Country", "Sonic", entre outras. Há também situações piores, quando temos estágios nos quais o chão da tela está subindo. Neste caso, os personagens não são empurrados, mas se passarem do limite, acabarão morrendo. Há exemplos do tipo em "Donkey Kong Country", "Sonic" e até mesmo "Mega Man X".

Tempo contado

Se você é do tipo que gosta de jogar tranquilo, explorando os cenários com calma, provavelmente se irrita quando os games dão tempo limite para completar uma tarefa. Em geral, situações do tipo aparecem nos piores momentos. Quer um exemplo? Os jogos clássicos da série "Resident Evil", normalmente, usavam o recurso nas piores horas, como durante ou após a luta contra inimigos complicados. Há também games como "The Legend of Zelda: Majora's Mask" e "Lightning Returns: Final Fantasy XIII" que colocam um tempo constante durante toda a jogatina para "aumentar a adrenalina" do jogador (ou apenas irritar mesmo).

Morrer por algo que você não viu

Sejam buracos camuflados ou inimigos escondidos: ser atingido ou morrer em um game sem ter a menor noção de onde "veio o tiro" é algo muito irritante. Tome como exemplo a série "Dark Souls": você está andando por um mundo nada amigável quando encontra, finalmente, uma área que julga ser segura. Dá a aquela relaxada e, do nada, é surpreendido por um inimigo escondido. Ou, ainda, está caminhando tranquilamente e acaba morrendo ao cair em um buraco escondido com maestria por algum desenvolvedor sádico. Nessas horas, é preciso pensar duas vezes para não arremessar o controle contra a parede.

Personagens envenenados, doentes…

Quem curte RPG provavelmente já passou por alguma situação na qual um de seus personagens acaba morrendo por ter sido envenenado durante uma luta. Os famosos "status", tão comuns em jogos do gênero, têm potencial para causar inúmeros problemas. Eles aparecem de maneiras mais variadas, deixando personagens controlados pelo jogador envenenados, cegos etc, sempre de maneira a dificultar a jornada. Um game que reinventou de certa forma esse recurso foi "Darkest Dungeon". Nele, os personagens controlados pelo jogador também sofrem de stress ao explorar masmorras. Caso isso atinja um determinado nível, o personagem tem um ataque cardíaco e pode acabar morrendo.

Xi, travou

Não poderíamos deixar de fora dessa lista os famosos "bugs". Quem nunca passou pela situação de estar jogando um game e, do nada, ele travar. Ou ainda, acontecer algo fora do previsto, como personagens presos no cenário. Hoje em dia, é comum que games tenham esses pequenos defeitos corrigidos via atualizações. Em casos extremos, como o ocorrido em "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain", determinadas condições podem fazer com que o jogador perca todo o seu progresso. Haja paciência!