Topo

Entrevista de 1996 revela por que criador do Game Boy saiu da Nintendo

Game Boy - Reprodução
Game Boy Imagem: Reprodução

Do GameHall

07/05/2018 19h47

O designer Gunpei Yokoi, responsável pela criação do revolucionário Game Boy e também do desastroso Virtual Boy, explicou em uma relato de novembro de 1996, republicado recentemente pelo portal japonês "livedoor" e traduzido pelo "Kotaku", a razão pela qual deixou a Nintendo. Algumas pessoas acreditam que ele saiu da empresa por causa do fracasso do Virtual Boy, mas não é o caso.

"Após mais de trinta anos, eu deixei a Nintendo," escreveu Yokoi. "Após me formar na universidade, eu estava na Nintendo o tempo todo trabalhando em brinquedos, mas chegando aos 55 anos, eu pensei sobre trabalhar num emprego que me desse mais liberdade com minhas ideias."

LEIA TAMBÉM

"O dia antes de eu sair da Nintendo, o jornal 'Nikkei' fez uma grande matéria sobre mim," escreveu Yokoi, adicionando que a publicação dizia que ele estava saindo para tomar responsabilidade pelo fracasso do Virtual Boy. "Na verdade, eu não me demiti por causa disso."

"Bem antes disso, eu estava pensando que quando fizesse 55 anos, queria me tornar independente. Colocando de outra forma, eu tive uma vida inteira de ideias e continuei fazendo brinquedos. Para continuar aprimorando a filosofia corporativa da Nintendo de 'brinquedos de nicho', esta foi a única razão de eu ter pedido demissão."

Infelizmente, a carreira de Yokoi pós-Nintendo foi interrompida quando ele foi morto em um acidente de trânsito em 1997, aos 56 anos.