Topo

Vendas do Xbox One representam menos da metade do PS4, de acordo com a EA

PlayStation e Xbox - Divulgação/Gamercrate
PlayStation e Xbox
Imagem: Divulgação/Gamercrate

Do GameHall

09/05/2018 20h21

Está claro há alguns anos que o PS4 supera o Xbox One em unidades vendidas, mas desde que a Microsoft parou de divulgar os números de vendas do seu console, ficou difícil saber oficialmente qual a diferença entre ambos nesse aspecto. Mas a Electronic Arts divulgou informações que permitem ter uma ideia de como anda a concorrência entre as plataformas.

Durante uma teleconferência de resultados nesta semana, o diretor financeiro da EA, Blake Jorgensen, disse esperar que a base instalada da Sony e Microsoft chegue a 130 milhões de consoles até o fim de 2018, em comparação com os 103 milhões alcançados no fim de 2017.

Conforme dito pela Sony, o PS4 vendeu 73,6 milhões de unidades até 31 de dezembro de 2017. Se subtrairmos isso dos 103 milhões divulgados pela EA, podemos concluir que foram vendidos 29,4 milhões de Xbox One até essa data.

VEJA TAMBÉM

Em uma declaração feita pela Microsoft a Variety, um porta-voz da empresa disse que "essas projeções são imprecisas". Ele se negou a explicar o quão imprecisas, de acordo com a publicação.

"Independentemente, estamos focados em entregar experiências de jogos incríveis aos jogadores em todos os dispositivos e o envolvimento é nossa medida de progresso. Acabamos de anunciar um recorde de início de ano com um aumento de 13% nos usuários ativos mensais da Xbox Live para 59 milhões."

A Microsoft parou de divulgar os dados de venda do Xbox One há cerca de quatro anos. Se os números da EA e Sony estiverem corretos, significa que o Xbox One vendeu, em média, menos de 8 milhões de unidades por ano desde o lançamento, enquanto o PS4 vendeu mais de 18 milhões por ano.

Além disso, levando em conta que o Switch vendeu 10 milhões de unidades em seus primeiros nove meses no mercado, superando inclusive as vendas totais do Wii U. a EA projeta que ele atingirá 30 milhões de unidades vendidas até o final do ano. Logo, se as vendas continuarem no ritmo atual é provável que o console da Nintendo passe o Xbox One em vendas no ano que vem, apesar de o videogame da Microsoft ter sido lançado três anos antes.