Topo

Crossplay de "Minecraft" entre Xbox One e Switch chegará em junho

"Crossplay" tinha sido prometido em 2017 - Divulgação
"Crossplay" tinha sido prometido em 2017 Imagem: Divulgação

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

13/05/2018 11h18

O dia 21 de junho marcará um acontecimento inédito na história de “Minecraft”. Um dos games mais populares – se não o mais – dessa década, ele poderá ser jogado online entre jogadores de Xbox One e Nintendo Switch a partir dessa data, quando será lançada a versão “Bedrock” do jogo para a plataforma da Nintendo.

Quem já tem o jogo no Switch poderá atualizar gratuitamente o software com a novidade, que também permitirá o multiplayer online com donos das versões de Windows 10, Android, iOS e plataformas de realidade virtual. A notícia foi dada pela Microsoft na última quinta-feira (10).

VEJA TAMBÉM

“Trazer a versão definitiva de ‘Minecraft’ ao Nintendo Switch é um enorme passo à frente em nossa jornada para unir jogadores de qualquer dispositivo. Trabalhamos de perto com a Nintendo para trazer uma experiência incrível para o ecossistema dinâmico do Switch, que cresce rápido, e não poderíamos estar mais empolgados para entregar o que os jogadores de ‘Minecraft’ estavam pedindo”, celebrou Phil Spencer, chefe de games dentro da Microsoft.

Embora o Switch não tenha embutido um sistema de conquistas, essa atualização de “Minecraft” importará o formato de objetivos das plataformas Xbox, contribuindo ao Gamerscore de contas da Microsoft.

Reggie Fils-Aime, chefe da Nintendo nas Américas, também comemorou a novidade, que chegará mais um ano depois do lançamento original de “Minecraft” no Switch.

Com essa parceria entre Microsoft e Nintendo, apenas a Sony está fora da brincadeira. A empresa só abriu o online do PlayStation para games de PC, sem exceções a plataformas concorrentes.

Microsoft e Nintendo, por outro lado, estão abertas à ideia há um bom tempo. “Minecraft”, inclusive, não é o primeiro exemplo do chamado “crossplay” entre Switch e Xbox One: “Rocket League” já tinha habilitado essa função anteriormente.