Topo

Sony encerra produção de jogos físicos para PlayStation Vita

Tearaway em sua versão para PlayStation Vita - Divulgação/Sony
Tearaway em sua versão para PlayStation Vita
Imagem: Divulgação/Sony

Do GameHall

16/05/2018 10h06

O fim do PlayStation Vita está cada vez mais próximo. De acordo com informações divulgadas pelo "Kotaku", a Sony encerrará a produção de cópias físicas de jogos para o portátil, mas manterá a distribuição digital.

As filiais da Sony na América do Norte e Europa "planejam acabar com toda a produção dos Game Cards de Vita até o final do ano fiscal de 2018," disse a empresa aos desenvolvedores por meio de uma mensagem que o "Kotaku" conseguiu obter.

VEJA TAMBÉM

A mensagem em questão pede para que todos os pedidos de códigos de produto do Vita sejam enviados até 28 de junho de 2018 e que as encomendas finais de compra sejam submetidas até 15 de fevereiro de 2019. O ano fiscal de 2018 da Sony será encerrado no dia 31 de março de 2019.

Depois, um porta-voz da Sony confirmou ao "Kotaku" por e-mail que de fato a produção dos jogos físicos para PS Vita será encerrada.

Game Cards de PlayStation Vita - Reprodução/Mono Price - Reprodução/Mono Price
Game Cards de PlayStation Vita
Imagem: Reprodução/Mono Price

Lançado no final de 2011 no Japão e no começo de 2012 no ocidente, o PS Vita veio para dar continuidade ao sucesso de seu antecessor, o PSP, algo que nunca conseguiu.

O rápido crescimento dos jogos em smartphone e tablets, juntamente com a imensa popularidade do 3DS, juntamente com a decisão da Sony em fazer o portátil ter suporte unicamente aos seus caríssimos cartões de memória, contribuíram para o fracasso do aparelho no mercado. 

Embora o sistema tenha conseguido certa consistência no Japão, foi quase que completamente ignorado na América do Norte e Europa após seus dois primeiros anos. Atualmente, o PS Vita é uma plataforma para jogar títulos voltados para o mercado japonês, jogos indies e JRPGs.

Com a chegada do Switch, cujas vendas são extraordinárias, é bem provável que seja uma questão de tempo até que a Sony anuncie oficialmente que irá aposentar o portátil.