Topo

Lançado há mais de 40 anos, 1º videogame da Nintendo se inspirava na Atari

color c tv nintendo - Divulgação
color c tv nintendo
Imagem: Divulgação

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL Jogos

22/05/2018 04h00

Qual foi o primeiro videogame de sucesso da Nintendo? É bem provável que você responda que foi o Nintendo Entertainment System, o popular NES (ou Nintendinho, para os íntimos).

Muito antes do NES - ou do Famicom, a versão japonesa do console lançada dois anos antes da norte-americana, em 1983 -, porém, a empresa japonesa já havia estreado no ramo de consoles caseiros. Isso aconteceu na segunda metade da década de 1970, com o pouco conhecido Color TV-Game.

VEJA TAMBÉM

Lançado em junho de 1977, o aparelho tinha duas versões, uma com seis e outra com 15 jogos. O número pode parecer alto para a época, mas tudo era uma espécie de pegadinha: esses games não passavam de variações do clássico "Pong", inventado pela Atari em 1972.

Essa variação sobre o mesmo tema criou jogos como uma versão "tênis" de "Pong", outra que era uma espécie de game de cobrar pênaltis, um "Pong vôlei" e aí por diante. É curioso pensar que uma empresa que é conhecida por criar jogos inovadores tenha começado sua atividade no ramo usando um jogo existente como base. Ainda assim, convenhamos: era preciso uma boa dose de criatividade para enxergar tantas variações do extremamente simples "Pong".

Imagem colorida e controles diferentes

Ambas as versões do Color TV-Game tinham gráficos coloridos e, inicialmente, não podiam ser ligados na rede de energia elétrica, funcionando somente com baterias. Eles se diferenciavam em outros aspectos, sendo o mais óbvio deles era a já citada quantidade de games, que ficava claro com o nome do aparelho: Color TV-Game 6 e Color TV-Game 15.

Além disso, a versão mais simples tinha controles presos ao corpo do videogame - eram dois botões giratórios. Como os jogos permitiam que dois jogadores se enfrentassem, era necessário que ambos dividissem o aparelho, algo que não parece ser tão confortável.

Já o Color TV-Game 15 usava uma outra solução: ele vinha com controles que poderiam ser destacados do corpo do aparelho. Não à toa, mesmo custando mais caro do que a versão de seis jogos, ele vendeu cerca de 1 milhão de unidades.

Outras versões

A linha "Color TV-Game" ganhou mais um integrante um ano depois, em junho de 1978. Era o Color TV-Game Racing 112, um aparelho que repetia o formato básico dos outros Color TV-Game, porém trocava os controles por um volante similar ao de um automóvel.

O jogo em si era similar a "Enduro" do Atari, porém com uma visão superior. Também era possível jogar em duas pessoas, utilizando controles menores que eram plugados na traseira do aparelho.

O Color TV-Game Racing 112 foi o primeiro projeto do então funcionário júnior da empresa, Shigeru Miyamoto, o criador de "Mario" e outros jogos de sucesso da empresa. Foram vendidas cerca de 160 mil unidades do aparelho.

Até o final da década, a Nintendo ainda apresentaria mais dois Color TV-Game. O primeiro destes veio em abril de 1979 e era chamado Color TV-Game Block Breaker. O videogame rodava diversas versões de "Block Breaker", jogo de arcade da Nintendo "inspirado" pelo "Breakout", da Atari.

Considerando todos esses consoles, a Nintendo vendeu cerca de três milhões de unidades, o que coloca a linha como a que teve o melhor desempenho de vendas da primeira geração de videogames. Números altos para a época, mas ainda assim tímidos perto das 60 milhões de unidades que o Famicom/NES venderia nos anos seguintes.