Topo

Cofundador da Atari, Ted Dabney morre aos 81 anos

Ted Dabney (esquerda) e Nolan Bushnell (direita) - Reprodução/Computer History Museum
Ted Dabney (esquerda) e Nolan Bushnell (direita)
Imagem: Reprodução/Computer History Museum

Do GameHall

28/05/2018 09h22

Ted Dabney, um dos pioneiros da indústria de videogames, que fundou a Atari com Nolan Bushnell, faleceu aos 81 anos. A informação de seu falecimento foi divulgada no Facebook pelo historiador de games, Leonard Herman.

De acordo com a "Eurogamer", Dabney foi diagnosticado com câncer de esôfago no final de 2017 e decidiu não fazer o tratamento após lhe dizerem que tinha somente oito meses de vida.

VEJA TAMBÉM:

Nascido em 1937 na cidade de São Francisco, na Califórnia, Dabney aprendeu eletrônica durante seu tempo no exército dos Estados Unidos. Após trabalhar na área técnica do Bank of America e HP, ele entrou na Ampex, uma fabricante americana de equipamentos eletrônicos, onde conheceu Bushnell.

Antes da Atari, Dabney e Bushnell criaram a Syzygy em 1971 e produziram "Computer Space", o primeiro jogo de arcade disponível comercialmente. Em seguida, usaram a experiência obtida para fundar a Atari e juntos com o engenheiro Allan Alcorn, lançaram o mundialmente conhecido "Pong" em 1972.

Ainda nos anos 70, Dabney deixou a Atari após uma briga com Bushnell, com quem manteve amizade apesar disso.

Conforme informado pelo "Kotaku", depois desse período o pioneiro dos videogames trabalhou como engenheiro de computação em várias empresas antes de comprar e administrar uma mercearia com sua esposa. Após isso, ele se mudou para Washington, onde permaneceu até sua morte.