Topo

"Dark Souls": Guia e dicas para iniciantes

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

01/06/2018 04h00

A série Souls se consagrou como uma das sagas mais importantes da última geração, tornando-se um gênero próprio e influenciando diversos outros jogos. Receberemos em breve uma remasterização do primeiro jogo da franquia para todas as plataformas, então é a chance de quem ainda não conhece a série de começar bem.

Com um combate desafiador, um mundo que em hora nenhuma pega na sua mão e chefes que te desafiam ao limite, "Dark Souls" acabou ganhando fama de ter uma dificuldade elevada demais, o que acaba por espantar alguns jogadores iniciantes.

VEJA TAMBÉM

A bem da verdade é que o maior problema de "Dark Souls" para quem está começando, é sua longa curva de aprendizado e a falta de informações logo no início. Esse guia é feito exatamente para você que pensa iniciar nesse mundo, com dicas que ajudarão a progredir na aventura de forma menos desgastante e entender porque "Dark Souls" é um jogo tão fantástico.

Criando seu personagem

Como todo bom RPG de ação, "Dark Souls" começa dando a possibilidade de criar seu personagem. O sistema de criação é bem intuitivo e permite alterar tudo, desde customização facial até a escolha do seu porte físico. Toda essa etapa é apenas cosmética e não afeta diretamente o gameplay.

Após concluir a criação do seu herói, uma das opções é a de escolha da sua classe. Mas afinal, no que isso influencia e qual a melhor delas para quem está começando?

Diferente de outros jogos, a classe aqui é apenas um indicativo de quais itens você vai começar, o seu "Soul Level" (SL) e como seus status serão distribuídos inicialmente, e não algo limitador de escolhas e ações nas partes mais avançadas do jogo. Após iniciar a aventura, você poderá melhorar o status que desejar e utilizar qualquer um dos equipamentos ou magias do jogo, bastando que tenha o atributo requerido no level necessário.

O jogo oferece 10 opções de classes, sendo que sua decisão aqui impactará diretamente o seu início em "Dark Souls". Confira quais são e o que elas oferecem.

Classes

Warrior (Guerreiro): Classe bastante versátil e com os status bem distribuídos entre todos os atributos. Armadura inicial de peso médio. Soul Level = 4.

Knight (Cavaleiro): Provavelmente a melhor classe para quem jogará pela primeira vez. Conta com uma armadura pesada e muitos pontos de vida. É um pouco lento, mas quem precisa de velocidade com um escudo, não é mesmo? Soul Level = 5.

Wanderer (Andarilho): Veloz e com boa velocidade de ataque, tem boa destreza inicial. Utiliza armadura leve e tem pouca vida. Soul Level = 3.

Thief (Ladrão): Possui grande resistência a status como sangramento e envenenamento. Sua arma possui pouco dano mas pode causar sangramento nos inimigos e tem bastante dano quando um ataque pelas costas é efetivo. Utiliza armadura leve e começa com uma Master Key. Soul Level = 4.

Bandit (Bandido): Apesar de usar armadura leve, essa classe começa com bastante pontos em força. Isso somado ao machado de batalha gigante que vem com ela, torna essa classe uma das que mais consegue gerar dano no início do jogo, logo uma boa classe para sua primeira vez. Soul Level = 4.

Hunter (Caçador): A primeira classe focada em ataque a distância. Possui um arco que tem bom dano, mas é altamente vulnerável em distâncias menores. Utiliza armadura leve. Soul Level = 4.

Sorcerer (Feiticeiro): Com armadura muito leve e alta mobilidade, essa é uma classe para usar magias de alto dano. Você será letal em longas distâncias mas muito vulnerável em combate corpo a corpo. Soul Level = 3.

Pyromancer (Piromante): Possui magias com bom dano a distância e boa capacidade de combate corpo a corpo. Outra boa classe para se começar no jogo. Utiliza armadura leve. Soul Level = 1.

Cleric (Clérigo): Possui bastante status no atributo Faith (Fé), o que possibilita usar Miracles (Milagres) para se curar durante as batalhas. Utiliza armadura leve. Soul Level = 2.

Deprived (Desprovido): Começa sem nenhuma armadura, uma clava e um escudo de madeira fraco. Os status foram divididos igualmente entre todos os atributos. Se escolher essa, terá um início muito difícil. Soul Level = 6.

Dark Souls Remastered - Cavaleiro - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Presentes dos Deuses

Agora, antes de finalizar a criação do seu personagem, você pode escolher um presente dos deuses para ajudar a alavancar seu início no jogo. Escolha bem e aproveite, porque se tratando de "Dark Souls", você não ganhará mais nada a não ser caminhos turbulentos de agora em diante. As opções são:

Nada: Você quer é dificuldade no nível mais insano possível, escolheu a classe Deprived e não quer ganhar nada de graça, um masoquista nato. Caso contrário não escolha essa opção.

Binoculars: Exatamente o que se espera. Com esse item você poderá examinar a área ao redor e se preparar melhor antes de tomar decisões.

Black Firebomb: 10 bombas potentes que vão ajudar a eliminar alguns monstros mais fortes, pense nelas como granadas. Demorará um pouco para você achar outras para comprar no jogo, portanto é uma escolha aceitável.

Divine Blessing: Você receberá 3 deles. Use-os para curar todo seu HP e remover todos os status negativos que tiver no momento. Não é muito recomendado uma vez que você não precisa de todo esse nível de cura logo no início do jogo.

Master Key: Não escolha esse presente se sua classe for a "Thief", uma vez que você já começará com ela. Esse item é muito útil uma vez que abre todas as fechaduras básicas e pode te levar a áreas inicialmente inacessíveis e outras de level alto mais rapidamente.

Old Witch's Ring: Permite que você converse com um NPC mais tarde no jogo que de outra forma não seria possível.

Pendant: Esse item é cercado de teorias que são prontamente desmentidas pelo diretor do jogo. Durante a história, serve para ser trocado por outro item com um NPC mais a frente.

Tiny Being's Ring: Garante um aumento de 5% ao seu HP máximo.

Twin Humanities: Te garante 2 pontos de humanidade (explicaremos mais à frente).

Dark Souls Remastered - Dragão Vermelho - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Bonfire

Agora que você fez suas escolhas e começou o jogo, passará por um tutorial onde aprenderá o básico do combate, enfrentará o primeiro chefe e chegará em um Bonfire, a famosa fogueira com a espada cravada de "Dark Souls".

Esses lugares no geral são seguros e você pode se sentar ao lado da fogueira para recuperar seu HP e encher o seu Estus Flask, uma espécie de poção com número limitado de usos para recuperar sua vida. Porém, como nada no jogo é fácil, quando você se sentar em um Bonfire, fará com que todos os inimigos que você matou até então, se levantem novamente.

Quando você morrer, e se acostume com isso, irá voltar ao último Bonfire que sentou. Existem algumas opções que você pode acessar enquanto interage com a fogueira, são elas:

Level Up: Diferente das continuações, nesse primeiro "Dark Souls" você passa de level nas fogueiras. Para aumentar algum atributo, é necessário gastar as almas que você ganha matando inimigos.

Reinforce Weapon: Você pode utilizar para melhorar suas armas após comprar o item Weapon Smithbox do ferreiro.

Reinforce Armor: Igual a opção anterior, mas para armaduras. Necessita do item Armor Smithbox, também comprada do ferreiro.

Repair Equipament: Serve para fazer reparos no seu equipamento. Requer o item Repair Smithbox, comprado do ferreiro.

Attune Magic: Permite que você escolha as magias que vai memorizar para usar após sair da fogueira. Precisa de um espaço disponível para magia, conseguido e aumentado com o atributo Attunement e a quantidade de inteligência ou fé que a mesma pede.

Access Bottomless Box: Permite acessar um inventário feito para guardar itens que você não quer levar após sair da fogueira. Para isso é necessário comprar o item Bottomless Box de NPCs do jogo.

Warp: Durante a história você ganhará um item que permite que você teletransporte de um bonfire para o outro utilizando essa opção.

Kindle: Permite aumentar o número de cargas do Estus Flask quando você se sentar nesse Bonfire. O custo de melhorar o Bonfire é dado em humanidade.

Reverse Hollowing: Usa 1 ponto de humanidade para retornar seu personagem para a forma humana. Sempre que você morrer, você vai para a forma Hollow, que muda diversas interações com NPCs. Na forma humana você pode utilizar a opção Kindle descrita acima além do modo online do jogo.

Dark Souls Remastered - Bonfire - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Level Up!

Uma das coisas mais confusas no início do jogo é como melhorar o seu personagem. A interface de atributos é extremamente povoada de informações que vão te deixar perdido e sem saber qual é realmente a melhor escolha para o que você pretende fazer.

Na sua primeira vez, não se preocupe demais com o que escolher na hora de melhorar seus atributos. Tenha em mente que em "Dark Souls" tudo é possível e viável. Tente focar em atingir os status mínimos para conseguir usar o equipamento que você quer e não tenha medo de experimentar. Regularmente melhore Vitality e Endurance, pois são sempre úteis. Mais para frente você vai poder sentir como cada status afeta o gameplay e poderá escolher o que for melhor para o seu estilo de jogo. Confira o que determina cada atributo:

Level: Lembra quando falamos sobre Soul Level lá na criação de personagem? É exatamente o que diz essa informação. Quanto maior o seu Soul Level, mais almas vão custar para aumentar algum atributo.

Souls: O número de almas que você tem no momento.

Vitality: Determina o tanto de vida que você possui. Quanto mais pontos aqui, mais pontos de vida.

Attunement: Determina quantos espaços livres para memorizar magias você tem. Quanto mais espaços, mais magias podem ser usadas ao mesmo tempo.

Endurance: Este atributo determina o quanto de estamina seu personagem tem, bem como a quantidade de peso ele pode usar equipado. Também interfere na sua resistência ao sangramento (Bleed).

Strength: Quanto mais você melhorar esse atributo, mais armas pesadas irá conseguir manusear, bem como escudos. Esse atributo também determina o dano que você dará com as mesmas.

Dexterity: Sua destreza determina o quão bem você poderá usar armas que não dependem de força bruta, bem como o dano que você dará com elas. Também influencia a velocidade para conjurar magias.

Resistance: Aumenta suas defesas físicas bem como sua resistência a envenenamento (Poison) e dano de fogo. Não é muito recomendado por muitos pontos aqui, uma vez que dá para simular tudo isso com armaduras.

Intelligence: Necessária para usar magias e determina o dano que você dará com elas.

Faith: Necessária para usar milagres e determina o quão efetivo eles serão.

Nas outras colunas da interface do seu personagem, são mostrados seus status baseados nos seus atributos no momento: pontos de vida, dano, resistências, dentre outras. Uma em especial é preciso ser explicada:

Dark Souls Remastered - Chefão - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Poise: Esse status determina o quanto você resiste sem tomar Stun (ficar algum tempo sem controle do personagem, também chamado aqui de "Stagger"). Todas as armas têm um dano ao status Poise, uma vez que esse dano passa a contagem do status, o jogador ou inimigo tomará esse Stun, que dá abertura para outros ataques que vão fatalmente matá-lo. Armas mais pesadas tem maiores dano a Poise enquanto armaduras mais pesadas resistem mais.

Armaduras e armamento

"Dark Souls" possui um leque vasto de armaduras e armas para você usar durante jogo. Elas variam em peso, atributos, efeitos e formas de serem usadas. Se você já entrou em algum fórum de discussão sobre o jogo ou mesmo acompanha os memes que aparecem pelas redes sociais, já sabe que a comunidade tende a ser competitiva e tentar diminuir o uso de um ou outro tipo de combinação. Isso é normal dentro desse tipo de ambiente, mas não quer dizer que essas afirmações sejam verdadeiras. No fim a escolha do que é melhor será sua, portanto não tenha medo de experimentar até achar seu estilo de jogo.

Assim que escolher entre armaduras leves ou pesadas, espadas de duas mãos ou arcos e montar seu equipamento, você poderá começar a melhorá-los. Utilize as gemas que você encontrar no jogo e vá melhorando seu equipamento para um melhor resultado contra os inimigos. Não se esqueça também de sempre manter suas armas em bom estado, uma arma quebrada perde muito da sua eficácia.

Dentre os status presentes na interface das armas, você notará um ranqueamento por letras. Por exemplo: uma determinada arma tem Rank A em relação a Strength. Quanto melhor for esse ranking, com E sendo a pior opção e S a melhor, mais o dano será afetado pelo atributo que está sendo avaliado, nesse caso sua força. Esse status pode ser melhorado através da otimização do seu equipamento.

Modo Online

Um das maiores, se não a maior, inovação que veio com "Dark Souls", foi seu modo online único. O criador do jogo, Hidetaka Miyazaki, disse que buscou inspiração para as mecânicas ao ver um grupo de pessoas se ajudando em um acidente, onde um grupo de pessoas que estava passando, se ajudaram para virar um veículo pesado. Segundo ele, mesmo aquelas pessoas não se conhecendo, buscaram a ajuda uma das outras para enfrentar um problema maior, que provavelmente uma única pessoa não conseguiria resolver.

E é exatamente assim que funciona no jogo. A partir do momento que você está na forma humana, pode utilizar itens como a White Soapstone, para deixar uma marca em uma área perto de algum chefão, assim outros jogadores que estiverem nesse local naquele momento podem te invocar para juntos vencerem a batalha e você como ajudante ganha metade das almas e um ponto de humanidade.

Mas nem tudo são flores. Outros itens e alguns dos chamados "Covenants", podem ser usados para invadir o seu mundo e tentar te vencer para roubar suas almas e humanidade, tome cuidado e aproveite para invadir alguns também.

Outra interação interessante são as dicas deixadas por outros jogadores. Sempre que ver algumas letras em laranja, marcadas pelo chão, saiba que ali tem uma dica deixada por outro jogador, podendo ser ela verdadeira ou não. Como "Dark Souls" tem uma comunidade muito ativa, o jogo está repleto de memes e citações clássicas ao seu redor, você vai se pegar rindo com alguns "Praise the Sun" escritos pelo caminho.

Pontos de humanidade

E já que falamos tanto de mecânicas que envolvem estar na forma humana, é interessante que você também saiba como funciona humanidade no jogo. Sempre que você morre, seu personagem se transforma em um Hollow, uma casca do que um dia foi um humano, vazia por dentro. Assim que você sentar em um Bonfire, pode gastar um ponto de humanidade para retornar a forma humana.

Para conseguir pontos de humanidade, basta consumir o item Humanity para ganhar 1 ou Twin Humanities para ganhar 2 pontos. O número de pontos fica exposto no canto esquerdo da sua tela.

Esses pontos servem para mais coisas como: aumentar a probabilidade de drop dos inimigos que você matar, aumentar sua resistência física e elemental, aumentar a resistência ao status Curse e ainda aumentar o poder de algumas armas.

Dark Souls Remastered - Anor Londo - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Covenants

Covenants são uma espécie de guilda que você pode se filiar através de um pacto durante o jogo. É possível que você termine toda a história sem sequer notar a existência deles, mas lembre-se que eles oferecem vantagens interessantes aos jogadores que se "filiarem".

São nove covenants no jogo e cada um deles serve a uma entidade diferente, as regras para se juntar a cada um deles varia, alguns não permitem que você esteja ligado a outro. As vantagens vão desde itens e armas para aqueles que cumprirem seus desafios, até facilidades para invocar outros jogadores ligados a ao mesmo Covenant.

Prepare to die!

Esse era o nome da última edição do primeiro jogo, a tradução é literalmente "Prepare-se Para Morrer", não à toa. Tenha em mente que a curva de aprendizado em "Dark Souls" é realmente complicada, mas que em contrapartida o senso de progressão também é enorme e com o tempo você vai melhorando tanto mecanicamente como em status, fazendo o jogo ficar de certa forma mais "fácil".

Cada level passado e cada área completada gerará uma sensação de poder e satisfação raramente alcançada em outros jogos mais atuais. Com um pouco de dedicação, esse com certeza pode se tornar um dos seus jogos favoritos. Aproveite que a nova versão virá para todas as plataformas e entre de vez nesse mundo.