Topo

Presidente da Ubisoft crê que próxima geração de consoles será a última

Switch, Xbox One, PS4 - Reprodução
Switch, Xbox One, PS4
Imagem: Reprodução

Do GameHall

06/06/2018 19h31

De acordo com declarações recentes de Yves Guillemot, presidente da Ubisoft, os videogames como conhecemos estão com os dias contados. O executivo acredita que após a próxima geração, os consoles serão substituídos por serviços em streaming.

"Eu acho que veremos outra geração, mas há uma boa chance de que pouco a pouco nós iremos ver menos e menos hardware," disse Guillemot à revista Variety. "Com o tempo, eu acho que streaming se tornará mais acessível a muitos jogadores fazendo não ser necessário ter um hardware robusto em casa. Haverá mais uma geração de consoles e depois disso todos nós jogaremos por meio de streaming."

Guillemot inclusive acredita que as grandes distribuidoras, como é o caso da Ubisoft, serão muito beneficiadas quando essa realidade chegar.

VEJA TAMBÉM

"Isso irá ajudar a indústria de jogos AAA a crescer muito mais rápido. Temos de trabalhar na acessibilidade dos jogos, para garantir que possam ser jogados em qualquer aparelho, mas o fato de que nós poderemos fazer stream desses jogos em dispositivos mobile e televisões sem um console irá mudar muito a indústria."

A Variety tentou conseguir a opinião a respeito disso da Sony, Nintendo e Microsoft, e obteve uma resposta de Phil Spencer, chefe do Xbox.

"Nosso foco no momento é realizar a pergunta, 'O que a MIcrosoft pode fazer pelos jogos?' ao invés de simplesmente como ela pode se compor contra a concorrência", afirmou Spencer. "É por isso que visamos expandir a audiência com o Xbox Adaptive Controller, ou como garantimos que os jogos possam ser multi-gerações com projetos como a retrocompatibilidade. Eu me importo menos que as pessoas joguem Minecraft num Xbox One, mas que as pessoas possam jogar Minecraft não importa qual console ou aparelho elas possuam."

"Eu busco investir em três áreas chave: conteúdo, nuvem e comunidade. Isto é, fazer grandes jogos, fazendo a experiência de acessar e jogá-los ser melhor e melhorando coisas para os jogadores no geral", continuou.

"Especificamente a respeito de sua pergunta sobre gerações de console, é por isso que eu ainda vejo jogos em si evoluindo para além das gerações, e eu gostaria de continuar evoluindo o hardware desta forma também", concluiu.

Controles

Controles do PS4, Xbox One e Switch (Reprodução)

No caso da Nintendo, a resposta indicou que ela não vê os videogames sumindo tão cedo.

"Switch é a única plataforma entregando jogos de console de qualidade que podem ser jogados a qualquer hora e qualquer lugar," informou o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aimé, complementando dizendo que a plataforma "acaba de completar seu primeiro ano no mercado e tem muito mais a oferecer em termos de experiências únicas."

A Sony, por sua vez, preferiu não responder, dando a entender que assim como a Nintendo, não parece estar disposta a embarcar no futuro proposto por Yves Guillemot. O que é compreensível, visto que o PS4 já vendeu mais de 79 milhões de unidades.