Topo

"State of Decay 2": 10 Dicas para sobrevivendo entre os zumbis

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

05/07/2018 04h00

"State of Decay 2" é o lançamento do mês para a família Xbox One/Windows. O jogo trás os elementos de sobrevivência e gerenciamento do seu antecessor e aprofunda suas mecânicas ao mesmo tempo que trás um modo coop para tentar sobreviver ao massacre zumbi com a ajuda os amigos. Confira nossas 10 dicas para se dar bem em “State of Decay 2”.

1- Não atire!

Você encontrará armas de montão em “SoD 2”. indo desde pistolas e rifles até facas e tacos de beisebol. O detalhe é que o barulho que você gera ao usá-las atrai outros zumbis para sua direção, o que pode por em perigo tanto você quanto seus companheiros. A dica então é atirar só em ultimo caso, priorizando o uso de armas de combate corpo a corpo para minimizar o barulho e também economizar recursos, afinal é um jogo de sobrevivência não é mesmo?

2- Use carros

Principalmente no início do jogo, o seu espaço para guardar suprimentos, armas e o que mais encontrar enquanto explora é bastante limitado pelo tamanho da sua mochila. Outro problema é que você só pode carregar um saco de suprimentos por vez, o que além de ser pouco produtivo, gera um sobrepeso no seu personagem. Para resolver esse problema, use carros para transportar tudo no porta-malas. O espaço disponível neles é bem maior e caso você os estacione nas vagas da base, poderá transportar tudo para o seu armário automaticamente.

State of Decay 2 - Itens Encontrados - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

3- Gaste bem a sua influência

Não existe dinheiro como conhecemos em “SoD 2”. O que pode ser usado para comprar novos postos avançados e mercadorias de outros grupos é a sua influência, que é adquirida ao completar certas ações no jogo. No princípio do jogo você terá mais dificuldade de acumular influência, portanto gaste sabiamente. Ao invés de trocar por itens que você pode adquirir facilmente mais tarde, guarde para dominar os 2 postos avançados que você pode fazer logo de cara, garantindo assim algum tipo de recurso constante para a sua base.

4- Escolha bem o que construir

A sua base tem espaços limitados a princípio, enquanto que você terá várias opções de construções, que podem trazer água, energia, comida, medicamentos ou mesmo camas para os seus protegidos. Para maximizar o volume de coisas que você pode ter, tente primeiramente abrir postos avançados que garantam água e energia, economizando assim espaços para construir outras coisas para a sua base.

State of Decay 2 - Planejamento de Base e Recursos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

5- Ajude sobreviventes

Existem grupos de sobreviventes dentro do jogo que podem te ajudar. Alguns deles irão se mudar para a sua base, enquanto outros, que já t~em a deles, vão garantir trocas de itens por influência. Diversas vezes você receberá pedidos de ajuda desses grupos, requisitando algum tipo de suprimento. Tente sempre ajudá-los, utilizando os suprimentos que você tem na base (é possível empacotá-los de novo e carregá-los) para ajudar essas pessoas. No futuro eles te ajudarão de volta e será bom para você e sua base.

6- Satisfaça seus companheiros

Os membros da sua base têm vontades específicas e podem estar descontentes com a falta de alguma coisa. Fique sempre atento ao que eles desejam, através do menu da base e tente satisfaze-los. Isso trará bônus relevantes em diversas áreas necessárias para a aventura.

7- Leve companheiros para explorar

É sempre bom sair pra explorar o mundo pós-apocalíptico na companhia de algum membro da sua base. Além de obviamente ajudar no combate, caso seu companheiro pertença a algum grupo, eles poderão fazer trocas com você durante a exploração, garantindo que você venda seus itens desnecessários. Caso a quantidade de influência desse companheiro venha a acabar, basta chamar um novo de outro grupo. Só fique atento para o cansaço deles, caso eles se esgotem em campo, vão voltar para a base sem te avisar.

State of Decay 2 - Comunidade - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

8- Melhore os seus personagens

Todo os personagens da sua base têm algumas habilidades especiais. A partir do momento em que eles vão usando a perícia, como correr, lutar ou atirar, uma quantidade de experiência é adicionada ao status. Assim que esse personagem atingir 5 estrelas nesse status, você pode melhorar essa perícia garantindo alguns bônus adicionais.

9- Jogar granadas não é difícil

Pra quem só viu algum vídeo de “SoD 2” e acabou não jogando, pode parecer complicado jogar granadas. Na realidade é um processo bem simples, bastando deixar elas equipadas no seu personagem e pressionar o botão que aparece na interface para jogá-las sem ter que abrir qualquer menu. Elas são extremamente importantes contra os corações da praga. Sempre que chegar em um local com eles, jogue o máximo de granadas que puder para destruí-los rapidamente, fazendo com que todos os zumbis em volta morram também.

10- É possível pausar o jogo!

O jogo só não te deixa pausar por conta da opção de multiplayer ligada. Caso você estiver jogando em coop, realmente não existe como pausar. Mas se você estiver no modo para um jogador, basta desligar o multiplayer nas configurações do jogo e o pause voltará a congelar o tempo.