Topo

Como usar e jogar contra esquemas táticos populares do "Fifa Ultimate Team"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

12/07/2018 04h00

O primeiro passo para montar seu elenco no FIFA Ultimate Team (FUT) é escolher sua formação. Dependendo da escolha seu time terá vantagens e desvantagens que poderão ser exploradas pelos seus adversários. Tendo em vista que um bom jogador precisa saber como se defender e atacar de acordo com sua formação, confira nosso guia que explora as 5 formações mais populares do FUT.

4-1-2-1-2

Presente desde a primeira versão do FUT, essa é a formação mais popular dentre os jogadores em todas as ligas. O principal motivo é o equilíbrio entre ataque e defesa em todos os setores do campo, deixando seu time pouco vulnerável e ao mesmo tempo com um bom poder de definição.

Tutorial FUT 01 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Utilizando a formação

A chave dessa formação é o MEI (CAM) para o ataque e o VOL (CDM) para se defender. O indicado aqui é ter um MEI com boa capacidade de passe e controle de bola, para criar oportunidades para os seus 2 atacantes, ou para abrir o jogo com qualidade para os alas.

O CDM por sua vez poderá atuar de maneiras diferentes dependendo de como você definirá as táticas personalizadas. Se seu problema é com a marcação, dite no comportamento para o mesmo nunca subir ao ataque, o que fará com que ele cubra melhor tanto os laterais em jogadas abertas, quanto vire um terceiro zagueiro dependendo do momento.

Seus dois alas são o diferencial para a criatividade no ataque. Procure por jogadores rápidos e com boa capacidade para o drible. Como a principal defesa contra essa formação é um meio campo povoado, a sua válvula de escape será sempre os 2 alas.

Em relação aos seus atacantes, tente não deixar dois cones parados esperando a bola. Na aba de comportamento, deixe que um venha receber mais o jogo no meio ou abra para as laterais, enquanto que o outro fica mais estático, correndo em direção ao centro da área sempre. Ao variar seu estilo de jogo, você deixará essa formação menos estática, o que é uma das suas principais fraquezas.

Jogando contra

O segredo para jogar contra essa formação é povoar o meio de campo, com isso, o CAM adversário terá pouco espaço para criar jogadas. Outra vantagem de tomar conta do meio de campo é sobrecarregar o CDM do outro time, fazendo com que as tabelas em cima dele sejam mais mortais.

Outra tática que pode ser usada aqui são formações com alas ou pontas rápidos para jogarem nas costas dos alas do adversário, o que novamente sobrecarregará o solitário volante que ele tem para defender. Tente usar formações como: 4-5-1 ou 4-2-2-2 para controlar o jogo.

4-4-2

Essa é a segunda formação mais popular do FUT e a mais indicada caso você seja um novo jogador que ainda não encontrou seu estilo. Embora não tão balanceada quanto a 4-1-2-1-2, ela também acaba por ser um pouco menos estática, uma vez que, a forma de usar as táticas personalizadas, farão uma diferença enorme no intuito do jogador, sem comprometer tanto a estrutura da formação. Outro diferencial em relação a anterior é que esta consegue melhores resultados nos contra-ataques.

Tutorial FUT 02 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Usando a formação

Essa formação é bem versátil no que diz respeito ao modo de utilizá-la, o que permite que combinações de táticas diferentes podem fazer seu time jogar de forma a surpreender seu adversário. O indicado é usar jogadores que se dão bem em vários atributos para manter seu time balanceado, como por exemplos MCs que saibam defender e atacar.

Uma máxima que vale para a maioria dos que jogam com essa formação é a de que os laterais devem participar do ataque e que como não há nenhum VOL para fazer a cobertura, eles também precisam voltar rapidamente para conter o avanço do adversário. Portanto não há tanto espaço para jogadores bons em somente um atributo, tente pegar um time balanceado e varie mesmo é na forma de jogar, utilizando as táticas personalizadas, alternando entre ataques pelas laterais e infiltrações pelo meio. Se o jogo estiver complicado e o adversário for melhor, jogue nos contra-ataques.

Jogando contra a formação

O maior perigo de jogar contra essa formação são seus dois centroavantes. Tenha no seu time pelo menos um volante para fazer a contenção dos MCs do adversário e cobrir os seus zagueiros caso necessário. Como a formação adversária é dependente do avanço dos laterais, use táticas que explorem o buraco deixado por eles ao avançar. Contra-ataques rápidos podem ser mortais contra essa formação. Use a 4-2-3-1 ou a 3-5-2 para ter boa vantagem.

4-3-3 (2)

Essa é provavelmente a melhor formação para se manter a posse de bola. Dentre as 5 variações da 4-3-3, essa fornece uma das melhores defesas ao aliar um VOL com os outros dois MCs. Com pontas rápidos e vários triângulos disponíveis pelo campo, seu time poderá jogar com paciência para furar possíveis bloqueios do adversário com passes em profundidade. Funciona muito bem em contra-ataque.

Tutorial FUT 03 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Jogando com a formação

O primeiro passo para ser eficiente com essa tática é ter 2 pontas rápidos para garantir jogadas pelas laterais. Com essa velocidade pelos lados, você já deve imaginar que cruzamentos funcionam muito bem, portanto um atacante raiz, camisa 9 das antigas, vai fazer estrago na defesa adversária.

Seu CDM deve ser o defensor chave do seu time, enquanto que os dois CMs, preferencialmente, devem ter um bom balanço entre ataque e defesa. Mescle um driblador com um que tenha um bom passe e garanta que ambos tenha um bom físico e noções defensivas.

A defesa por sinal, nesse caso, deve começar lá na frente. Coloque seu atacante para cortar passes e pressionar os zagueiros adversários. Use seus pontas para conter os avanços dos laterais. Seus CMs devem combater a saída de bola dos volantes adversários.

Uma virtude aqui é ter paciência e trocar o máximo de passes possíveis, abrindo brechas na defesa adversária. Enquanto você estiver com a posse da bola, utilize os vários triângulos possíveis com essa formação para trocar passes e manter a posse da bola e assim que a oportunidade surgir, use os passes em profundidade para seus pontas fazerem o trabalho sujo.

Jogando contra a formação

Como essa formação tem 2 pontas rápidos e utiliza da posse da bola, o segredo para neutralizá-la  é ter paciência e jogar no erro do adversário com contra-ataques rápidos. Ele necessitará que os MCs subam para ajudar a armar o ataque, o que deixará o único volante isolado na defesa. Uma vez que você roubar a bola, troque passes com rapidez e saia no contra-ataque em velocidade, explorando os buracos no meio e nas costas dos laterais. Formações recomendadas: 4-4-2 e 5-2-1-2

5-2-1-2

Definitivamente essa é a melhor formação para se contra-atacar no jogo. Embora seu ataque seja dependente demais de jogadas pelo meio, sua forte defesa garante que seu gol não seja vazado enquanto tenta jogadas com seu excelente MEI. Seus dois atacantes podem ficar isolados, mas serão mortais no contra-ataque em velocidade puxado pelos seus 2 laterais.

Tutorial FUT 04 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Jogando com a formação

Seu time é altamente dependente do seu MEI, portanto não economize moedas para conseguir um muito bom, com foco no drible e no passe. Outro ponto que merece investimento são as laterais, já que estes 2 terão não só a incumbência de defender bem, como também de puxar seus contra-ataques em velocidade, foco no físico.

Quando o jogo começar, espere o adversário e jogue para dar o bote no seu campo. Assim que retomar a bola, saia em velocidade com seu contra-ataque mortal, hora abrindo pelas pontas, hora partindo pelo meio com seu meia.

Como seu time tem uma defesa sólida, deixe seu meia e atacantes livres para jogar no campo de ataque, esperando o contra-ataque. Também não é preciso focar em MCs defensivos, jogue com aqueles que tiverem mais técnica, passe e velocidade.

Jogando contra a formação

O melhor nesse caso é espelhar o sistema de jogo do adversário, mas dominar a posse da bola. A estratégia de espelhamento é utilizada contra várias formações e consiste em usar a mesma tática do adversário, visando igualar as possibilidades e confiar no próprio taco, já que o diferencial será a habilidade de cada jogador.

Algumas pequenas variações podem ser consideradas também, utilizando o 5-3-2 ou o 5-2-2-1, você igualará o defensivo e modificará a forma de jogar pelo meio e laterais, tomando conta do jogo.

4-2-3-1

É provavelmente a formação mais afunilada do jogo. Seus laterais servirão para a contenção dos alas e pontas adversários enquanto seus 2 volantes cobrirão o meio e protegerão seus zagueiros. Para o ataque você terá 3 meias, o que torna a marcação dos seus passes muito difícil por parte do adversário.

Tutorial FUT 05 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Jogando com a formação

Por ser uma formação extremamente afunilada, o foco nos cruzamentos aqui deve ser zero. Seu time raramente atacará pelas pontas, e quando o fizer, será com seus meias e não com os seus laterais. A razão para isso é que os laterais serão sua principal defesa contra os avanços pelas pontas do adversário. Na definição de comportamento, instrua seus laterais a permanecerem na defesa enquanto seu time ataca. O mesmo vale para seus 2 volantes. Instrua os mesmos a ficarem plantados em frente a sua zaga para proteger seus zagueiros.

Com tamanha proteção atrás, seus meias e seu atacante podem se despreocupar com a marcação, use a criatividade para trocar passes rápidos entre eles e finalizar com qualidade. Foque na compra de um atacante com bom chute e um meia com bom passe para jogar na posição mais avançada e central.

Jogando contra a formação

Os volantes dessa formação tendem a se cansar bastante por conta da necessidade de ocupar o vazio meio campo defensivo. Os 2 ficarão responsáveis por cobrir tanto os lados quanto o meio, o que vai gerar desgaste físico com o tempo.

Tente jogar com um meio povoado para bloquear as linhas de passes dos meias do adversário e deixar fácil a vida dos seus zagueiros, que necessitarão marcar um único atacante. As formações recomendadas são: 4-1-2-1-2 e a 4-3-2-1

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens das formações mais usadas no FUT do "FIFA 18", basta montar o seu time de acordo com o adversário e somar vitórias. Pep Guardiola que se cuide e até a próxima.

Conheça a história da franquia "FIFA"