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Análise: "Unravel Two" é game perfeito para jogar sem ver as horas passarem

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL Jogos

16/07/2018 04h00

Já se vão pouco mais de dois anos desde que tive a oportunidade de jogar o primeiro "Unravel" - e escrever aqui no UOL Jogos minha opinião sobre o game. À época, disse que ele era um jogo que "apelava para olhos, coração e cérebro" e, desde a sua concepção, era um trabalho emotivo - algo reforçado pela reação do seu produtor quando o jogo foi apresentado durante a E3 de 2015.

Pouco disso, felizmente, mudou em "Unravel Two", game que chegou em 9 de junho para PC (R$ 79), PlayStation 4 (R$ 61,50) e Xbox One (R$ 79). O game continua sendo desafiador, apresentando um visual de cair o queixo e trazendo uma história bastante sensível.

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O que o jogo traz de diferente em relação ao seu antecessor, no entanto, acaba sendo digno de nota: trata-se da possibilidade de dividir a experiência com uma outra pessoa.

E isso tende a funcionar excepcionalmente bem.

Um é bom, dois é melhor!

Mais do que uma explosão de fofura em dobro, a presença de uma dupla de "Yarny", como é chamado o bonequinho de lã que protagoniza a série, é peça central de "Unravel  Two" - e, provavelmente, a principal razão para o "dois" do nome ter sido escrito por extenso.

Aqui, é interessante notar uma coisa: o jogo foi criado para que os dois personagens coexistam em todos os momentos. De início, isso soa um tanto confuso e abre espaço para dúvidas, sendo a mais básica delas questionando se a ideia, de fato, sobrevive à prática.

Felizmente a resposta é sim. E isso vale tanto para quem joga sozinho quanto para aqueles que decidem dividir a experiência com uma segunda pessoa. Sim, "Unravel  Two" permite que se jogue de maneira cooperativa e isso só funciona presencialmente. Nada de jogar online, portanto.

Primeiramente vamos falar de quem está jogando sozinho. Ao contrário do que possa parecer, controlar ambos os Yarny - que, inclusive, podem ter seu formato e cor definidos pelos jogadores antes de começarem o game - é simples e intuitivo. Basicamente, eles andam "fundidos" a maior parte do jogo, entrelaçando seus fios de maneira a criar um único personagem.

Isso torna a jogabilidade prática e bastante similar à do primeiro game. E há sequências de plataformas e quebra-cabeças mais simples que podem ser resolvidos dessa maneira. Sem drama até aqui.

Reprodução
É possível agora controlar dois personagens em "Unravel Two" Imagem: Reprodução

Boas porções do jogo, no entanto, exigem que ambos os Yarny atuem em paralelo. O que poderia ser um caos total é resolvido da seguinte maneira: o jogador pode controlar cada um dos personagens separadamente, alternando entre eles quando bem desejar.

Assim, por exemplo, é possível fazer com que um deles segure uma plataforma, enquanto o outro escala. Em seguida, é possível que o primeiro seja puxado por aquele que subiu, usando o fio de lã que os une. Em situações mais extremas, é possível desacelerar o tempo para se livrar de perigos mais sérios.

Isso abre a possibilidade para abordagens das mais diversas e criativas, que reforçam o papel de companheirismo dos personagens.

A experiência máxima do jogo, entretanto, ocorre quando duas pessoas jogam lado a lado. Além de coordenar os movimentos, o que torna a ação do jogo muito mais dinâmica, cabe aos jogadores definirem papéis de acordo com suas habilidades. É algo inédito e interessante: em geral, temos jogos que oferecem personagens com habilidades distintas, como a capacidade de pular mais alto, ser mais forte ou mais ágil.

Divulgação
Yarnys podem se unir no modo de um jogador Imagem: Divulgação

Quando jogado cooperativamente, "Unravel  Two" deixa isso a cargo dos jogadores. Sua companheira ou seu companheiro se dá melhor em pulos por plataformas do que você? Ok, deixe essa parte para ela ou ele. Você se considera uma jogadora ou jogador mais preciso? Então que tal se responsabilizar pelos movimentos mais delicados?

No fim, ainda que sempre haja a forma ideal de se resolver cada um dos quebra-cabeças espalhados pelas sete extensas fases do jogo, chegar até essas soluções envolve caminhos variáveis. E quem busca desafios, pode tentar encontrar os segredos do game, cumprir os desafios de tempo ou, ainda, encarar níveis adicionais que trazem um desafio maior.

História em segundo plano

Ainda que "Unravel  Two" seja um game centrado na experiência de jogabilidade, há uma história que corre em segundo plano. No caso, ela relata a trajetória de dois jovens que decidem fugir de suas famílias, que são fanáticas religiosas.

O jogo percorre uma série de cenários, instalados em ambientes urbanos como ruas e parques, além de construções e regiões mais afastadas. Os gráficos fotorrealistas do primeiro jogo se mostram presentes, assim como a trilha sonora se mescla com as imagens de maneira a criar uma experiência audiovisual única e encantadora.

Por ser mais direcionado à solução de quebra-cabeças, "Unravel Two" não tem lutas contra inimigos ou chefes de fase. Ainda assim, há perigos espalhados pelo cenário, tanto na forma de ameaças estáticas - como poços e chão eletrificado - quanto na de inimigos que parecem nuvens escuras e se movimentam pelo cenário, exigindo que o jogador seja capaz de evitá-las.

Os comandos são precisos e bastam poucos minutos para que os jogadores se sintam familiarizados com eles. Considerando que o jogo exige precisão em diversos momentos, essa é uma característica para lá de desejável.

O único defeito fica por conta da ausência de localização para o nosso idioma. Mesmo que seja um jogo com pouquíssimo texto, é algo que pode atrapalhar a compreensão de suas mecânicas por aqueles que não dominam o inglês.

No final, seja sozinho ou, principalmente, em dupla, "Unravel  Two" é aquele jogo que te fará não ver a hora passar. É muito fácil se sentir imerso em seu mundo encantador e essa sensação ajuda a aliviar possíveis momentos frustrantes que a sua dificuldade pode oferecer. E o melhor de tudo é que jogadores de qualquer idade e nível de habilidade podem desfrutar dessas qualidades.

NOTA: 9