Topo

Esqueça times e Brasileirão: melhor parte de "PES 2019" é a jogabilidade

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/08/2018 21h49

Em evento realizado hoje em São Paulo, a Konami anunciou diversas novidades para o "PES 2019". A principal é a inserção do Brasileirão 2019, com os 20 clubes. Alguns dos times foram anunciados anteriormente, como o Palmeiras e o São Paulo (que serão exclusivos).

O jogo também virá com mais de 40 estádios no lançamento e contará com a inclusão de arenas de clubes parceiros posteriormente. Alguns dos estádios (como o Camp Nou, do Barcelona, o Allianz Parque, do Palmeiras, o Morumbi e a Arena Corinthians), serão exclusivos

VEJA TAMBÉM

Melhorias na Jogabilidade

"PES 2019" está bem mais gostoso de jogar.  O jogo tem um sistema de passes muito bom, é muito fácil você criar oportunidades, fazer uma sequência de toques rápidos e precisos, criando jogadas envolventes.

Da mesma forma a movimentação dos jogadores está muito natural. Ela é um pouco mais rígida do que a gente vê no "FIFA 19", só que ainda assim não tem aquele aspecto robótico. Longe disso: é uma movimentação mais firme, porém bem natural e bem realista.

Quanto aos comandos de dribles (como pedaladas e jogadas de efeito), o PES não é tão fácil quanto o "FIFA", mas o drible é capaz de resolver situações mano a mano.

Da organização tática, joguei contra um adversário que tinha uma formação tática diferente da minha (usando mais as laterais) e tive dificuldade de marcar. Com isso, a organização tática dos times tende a fazer muito a diferença na hora de disputar uma partida pra valer.

"PES 2019" também terá substituições rápidas, que estarão disponíveis quando a bola sair de jogo, com trocas recomendadas de acordo com o fôlego do jogador e a posição dos substitutos. Os jogadores também darão sinais claros de cansaço, ou simplesmente não terão energia suficiente para retornar às suas posições no campo. Com isso, manter eles em jogo poderá resultar em lesões.

O game terá suporte ao 4K com HDR e será revelado, durante a Gamescom, um modo co-op inédito, que estará na PES League 19.

Novas Ligas

O game também terá novas ligas autênticas, em uma nova iniciativa global de licenciamento. Algumas foram divulgadas, de países como Bélgica, Escócia, Dinamarca, Suíça, Argentina, Portugal e Rússia, com exclusividade para a Russian Premier Liga.

Nas últimas semanas diversas ligas tinham sido reveladas, como o Campeonato Scotiabank e a equipe Nacional do Chile; e a SuperLiga Quilmes Clásica (da Argentina), que trará 26 clubes, como Boca Juniors e River Plate, com seus respectivos jogadores e uniformes.

PES 2019 - Palmeiras - Divulgação - Divulgação
Palmeiras é um dos clubes exclusivos de "PES 2019"
Imagem: Divulgação

Vale lembrar que será disponibilizada uma demonstração com diversos clubes, incluindo Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Barcelona, Argentina, Liverpool, Milan, Inter de Milão, Monaco, Schalke 04 e Colo-Colo. A demonstração estará disponível mais especificamente no dia 8 de agosto, totalmente gratuita para que você possa testar e ter um gostinho do que vem pela frente.

Com narração de Milton Leite e Mauro Beting, "PES 2019" estará disponível para PS4 e Xbox One em 28 de agosto e para PC em 30 de agosto.

Do "Winning Eleven" ao "PES": a evolução dos jogos de futebol da Konami