Topo

Prévia: Tudo que você precisa saber sobre "Spider-Man"

Jogo chega em setembro - Divulgação
Jogo chega em setembro
Imagem: Divulgação

Do GameHall

08/08/2018 04h00

"Spider-Man" é o grande lançamento da Sony para o segundo semestre. Produzido pela Insomniac, que está trabalhando com uma franquia licenciada pela primeira vez, e exclusivo para o PS4, esse promete ser o jogo de super-herói da geração. O título está sendo desenvolvido há vários anos e conta com diversos vídeos de gameplay, história e entrevistas com os produtores. Fizemos um apanhando com tudo que você precisa saber sobre esse que deve ser um dos candidatos ao jogo do ano.

VEJA TAMBÉM

História

Para alegria de todos, não teremos a já cansada cena da morte do Tio Ben. O jogo se passa em uma Nova York dos dias atuais, aonde Peter Parker já é o homem aranha por 8 anos. A idade divulgada para ele é de 23 anos e o nosso jovem herói está prestes a terminar a sua faculdade enquanto estagia em um laboratório.

No primeiro trailer de gameplay divulgado, foi mostrada parte da primeira missão do jogo, onde o homem-aranha irá enfrentar Wilson Fisk e seus capangas. Ao derrotar o Rei do Crime, uma nova facção surge para tomar o seu lugar, os Inner Demons. Nessa hora vemos um dos vilões do jogo, o Senhor Negativo, que a primeira vista parece ser o mestre da facção. O problema para Peter é que esse vilão, que na sociedade é conhecido como Martin Li, controla diversos abrigos espalhados pela cidade e em um deles trabalha a sua querida tia May. A partir dai foi criada toda a trama do jogo, que até agora esconde o vilão principal e mostra que o cabeça de teia terá de enfrentar alguns dos seus piores inimigos enquanto tenta consertar tudo.

Peter Parker em Spider-Man (PS4) - Reprodução - Reprodução
A vida de Peter não será nada fácil no jogo da Insomniac
Imagem: Reprodução

Personagens

Tivemos diversos personagens já confirmados até o momento entre amigos e inimigos do aranha:

Miles Morales

Nos quadrinhos, Miles Morales assume o manto do Homem Aranha em determinados arcos. No jogo, a proposta inicial era de que ele não fosse tão importante para a história. Mas o diretor criativo do jogo, Bryan Intihar, declarou que ao ler mais sobre o personagem, acabou se apaixonando pela sua história, o que contribuiu para dar a ele um papel muito maior que o inicialmente imaginado. Ainda segundo ele, o garoto, que tem idade menor que a de Peter no jogo, terá uma relação única com o herói e acabará por surpreender muita gente.

Miles Morales em Spider-Man (PS4) - Reprodução - Reprodução
Morales será parte fundamental da trama
Imagem: Reprodução

Mary Jane

Se você está acostumado com a ruiva que sempre espera pelo Peter para salvá-la e que acaba no fim sendo mais um fardo para o Aranha do que de fato alguém que o ajuda, prepare-se para ser surpreendido. O estúdio disse querer mudar a imagem que a garota carrega desde os anos 60 onde seu principal objetivo nos enredos é ser o par amoroso de Peter. O que eles querem é envolve-la na ação e tornar a sua participação algo memorável.

Ela dessa vez será uma repórter do Clarim Diário e ajudará Peter com diversas informações que ele de outra forma não teria. No jogo ela já teve um caso amoroso com nosso herói anos atrás, mas ficou meses sem falar com ele pouco antes dos eventos do jogo. Jon Paquete, escritor da Isomniac, descreveu a relação entre os dois como problemática e revelou que ela sabe a identidade secreta de Peter desde o princípio, como vimos no trailer mais recente.

Peter Parker e Mary Jane em Spider-Man (PS4) - Divulgação - Divulgação
Mary Jane irá surpreender a todos no jogo
Imagem: Divulgação

Norman Osborn e Sabre de Prata

No universo do jogo, Norman Osborn será o prefeito de Nova York. Ele nunca foi um grande apreciador do Aranha como sabemos, portanto, em um de seus pronunciamentos, declara o cabeça de teia como inimigo do povo. A partir dai ele contratará Sabre de Prata e sua organização mercenária internacional para caçarem o que ele chama de vigilante mascarado.

Se você acompanha os quadrinhos, sabe que a Sabre de Prata respeita mesmo é seu próprio código moral e que como mercenária que é, pode mudar de lado de acordo com seus interesses. Esperamos muitas reviravoltas nos eventos envolvendo essa personagem.

Norman Osborn em Spider-Man (PS4) - Reprodução - Reprodução
Norman Osborn é o prefeito de Nova York
Imagem: Reprodução

Vilões

Durante os trailers exibidos até agora, foram mostrados mais vilões do que qualquer fã mais otimista esperava. Até agora temos confirmados: Rino, Electro, Abutre, Rei do Crime, Senhor Negativo, O Treinador, Lagarto, Shocker, Escorpião e outros mais. Vai ter trabalho de sobra para limpar Nova York,

Um dos vilões de Spider-Man (PS4) - Divulgação - Divulgação
Vilões das HQs e filmes estarão presentes, está pronto para enfrentá-los?
Imagem: Divulgação

Especulações

Os trailers mostrados até agora nos deixaram com a pulga atrás da orelha em relação a alguns personagens. Até agora sabemos que marcos na cidade que remetem a outros personagens estarão presentes, como a embaixada de Wakanda, a Torre dos Vingadores e a Cozinha do Inferno dos Defensores. Como a popularidade do Pantera Negra só vem subindo, o Demolidor foi confirmado com um dos tutores do Homem-Aranha nesse mundo e Tony Stark é outro, talvez vejamos esses personagens também presentes no jogo.

Gameplay

Muito foi visto e dito sobre o gameplay ao longo de trailers e entrevistas. O primeiro ponto a se destacar é que a cidade de Nova York vai funcionar como um mundo aberto e o homem aranha poderá percorrer toda ela usando suas teias. Foi confirmado que não haverá um ciclo de dia e noite para a cidade e que essas duas ambientações serão modificadas de acordo com a missão. Após o fim do jogo será possível escolher entre navegar pela Nova York noturna ou pela sua versão ensolarada. Já a câmera será em terceira pessoa, garantindo que possamos ver o personagem a todo momento.

Personagem que aliás poderá ser customizado com trajes diferentes e marcantes das histórias em quadrinhos e filmes, Pelo que foi dito até o momento, também será possível criar diversos equipamentos para ele durante a aventura para ajudar nas missões. Outra confirmação foi em relação a uma árvore de habilidades que contará com várias opções de luta e mobilidade.

Mobilidade que acontece em grande parte pelo uso das teias. Pelas demos disponíveis nos eventos em que o jogo foi mostrado, o jogador usará o R2 para lançar as teias e poderá através do analógico e do tempo de pulo modificar a forma como vai se mover pelo ar. Um salto carregado, com potência para ser lançado por grandes distâncias já está confirmado. Nas demos também era possível passar por pequenas entradas em prédios enquanto se estava em alta velocidade, dando maior velocidade para as perseguições e fugas.
Será possível descer do teto pendurado em teias, no estilo clássico do Homem-Aranha. Não haverá nenhum dano causado por quedas, portanto não se preocupe em experimentar.

O combate se parece bastante com o da série Batman da Rocksteady, mas com adições que deixam tudo mais propício às técnicas do cabeça de teia. O sentido aranha, por exemplo, avisará no caso de algum inimigo tentar te surpreender pelas costas. O uso de várias habilidades com teias também foi mostrada. É possível retirar as armas dos capangas, usar redes de teia para prendê-los e até arremessá-los de prédios, com a garantia que o aranha irá prendê-los nas janelas antes que eles atinjam o chão. O uso do cenário em batalhas também é altamente recomendado. É possível utilizar estruturas de metal, pedaços de concreto, extintores e o que mais você encontrar como arma.

Spider-Man para PS4 - Elementos do Cenário - Divulgação - Divulgação
Usar elementos do cenário é importante nas batalhas
Imagem: Divulgação

Elementos furtivos também estarão presentes. Pelo que vimos no último trailer e foi confirmado por desenvolvedores, partes das missões serão jogadas com Peter sem o traje de Aranha e também com Mary Jane. Em ambos os casos parece que a abordagem deverá ser mais discreta do que entrar quebrando janelas e disparando teias enquanto se faz piadas.

Outro elemento que estará presente durante as missões e agrada parte dos jogadores enquanto deixa a outra parte torcendo o nariz são as QTEs, onde o jogador tem que apertar botões no tempo exato para o personagem executar ações complexas por conta própria.

Missões como caçar balões e entregar pizzas, clássicas de jogos antigos do Aranha, não estarão presentes na versão do PS4. No entanto, foi confirmado que diversas atividades paralelas a história estarão disponíveis em Nova York, como tirar fotos para a Gata Negra ou combater crimes que estarão acontecendo em tempo real. Essas atividades garantirão peças para a criação de trajes, melhorias e itens que podem ser usados nas missões.

Customização

Foi revelado que não será possível retirar a roupa do Homem-Aranha durante o jogo, somente em missões que deverão ser concluídas como Peter Parker. Uma notícia boa é que os diferentes trajes usados durante o jogo ficam no personagem também durante as cutscenes.

Cada traje terá seu bônus especial e alguns espaços para modificação de habilidades. Três deles estarão disponíveis logo de cara para aqueles que fizerem a pré-compra do jogo. Se você só vai comprar o título mais para frente, não se preocupe, foi confirmado que será possível conseguir os trajes durante a aventura. Todos eles poderão ser feitos a partir de peças conseguidas ao completar missões. Confira os trajes que foram confirmados até agora:

HOMEMADE SUIT

Esse é o traje do filme Spider-Man: Homecoming, feito em casa pelo Peter antes de receber uma ajudinha do Tony Stark.

Spider-Man Homemade Suit - Reprodução - Reprodução
O homemade suit dá uma pegada mais casual ao Aranha
Imagem: Reprodução

IRON SUIT

Esse uniforme você conhece do filme dos Vingadores: Guerra Infinita. Ele foi dado ao Peter pelo Homem de Ferro.

Spider-Man Iron Suit - Reprodução - Reprodução
O Iron Suit ja é famoso nos cinemas
Imagem: Reprodução

NOIR SUIT

Esse traje foi inspirado em um arco spin-off da Marvel Noir que se passa em 1933, na época da grande depressão.

Spider-Man Noir Suit - Reprodução - Reprodução
O traje noir é muito sombrio e muito legal
Imagem: Reprodução

SPIDER PUNK SUIT

Em um dos arcos mais legais do Homem-Aranha quadrinhos, chamado de Aranhaverso, o amigão da vizinhança encontra versões suas de outras dimensões. Dentre eles está o Aranha encarnado por Hobie Brown, que na história original é o Gatuno. Na sua dimensão, Hobie é o Punk-Aranha, que controla uma gangue de homens-aranha no melhor estilo punk anarquista. Esse traje é o de Hobie nesse arco e estará disponível logo no início para quem fizer a pré-compra do jogo.

Spider Punk Suit - Reprodução - Reprodução
E esse estilo todo do Aranha?
Imagem: Reprodução

VELOCITY SUIT

Esse é o último traje a ser revelado e poderá ser utilizado logo no início do jogo por aqueles que fizeram a pré-compra. Ele foi feito especialmente para o jogo e não traz um background dos quadrinhos. O designer do traje é o renomado Adi Granov, que fez tanto quadrinhos quanto as armaduras do homem de Ferro no terceiro filme da série. Como o nome diz, esse traje te dará um bônus na velocidade.

Spider-Man Velocity Suit - Reprodução - Reprodução
O Velocity Suit te dará um bônus de velocidade
Imagem: Reprodução

ADVANCED SUIT

Esse é o traje principal do jogo e o que você usará para combater o crime de Nova York a princípio.

Spider-Man Advanced Suit - Reprodução - Reprodução
O Advanced Suit é o traje principal do jogo
Imagem: Reprodução

CLASSIC SUIT

Essa é a roupa clássica do aranha que todos conhecem. Esse traje será o primeiro do jogo e você usará ele durante a missão contra o rei do crime. Após algum evento, você poderá usar o Advaced Suit.

Spider-Man Traje clássico - Divulgação - Divulgação
Traje clássico do homem aranha
Imagem: Divulgação

Áudio

A trilha-sonora fica a cargo de John Paesano. Entre seus trabalhos estão as trilhas de “Maze Runner” e da série “Demolidor” da Netflix.

Monetização

O jogo contará com 3 DLCs que serão lançadas algum tempo após o lançamento oficial do jogo. Foi confirmado que uma delas será dedicada a Gata Negra, que também te dá algumas missões durante o jogo principal.

Em relação a microtransações, já foi confirmado que não haverá nenhuma dentro do jogo.

Uma versão do PS4 foi confirmada com o tema do jogo, confira abaixo:

Spider-Man PS4 customizado - Divulgação - Divulgação
Esse é o PS4 Pro edição especial Spider-Man
Imagem: Divulgação

Já a pré-venda do jogo pode ser feita diretamente na PSN por R$199,00 ou através das principais revendedoras de mídia física do país. O jogo tem várias versões disponíveis e entre elas se destaca a versão de colecionador, que conta com uma estátua muito legal do amigão da vizinhança e mais diversos bônus dentro do jogo.

Spider-Man Edição de Colecionador - Divulgação - Divulgação
A edição de colecionador conta com livro de arte e uma estátua do cabeça de teia
Imagem: Divulgação

"Spider-Man" chega ao PS4 em 7 de setembro.