Topo

China congela aprovações de todas as novas licenças de jogos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do GameHall

20/08/2018 10h05

Há pelo menos quatro meses a China não concede novas licenças de jogos. Segundo a "Bloomberg", houve uma restruturação dentro dos departamentos do governo chinês, incluindo os órgãos responsáveis por licenciar os jogos, que está impedindo a venda de novos títulos por lá.

Ainda de acordo com a reportagem, os burocratas estão relutantes em assumir quaisquer riscos em permitir novos produtos no mercado, algo que afeta especialmente games, pois possuem potencial de ter conteúdo considerado inadequado pelo governo, precisando ser adaptado para os chamados "valores fundamentais socialistas" daquele país.

VEJA TAMBÉM:

O congelamento trouxe caos ao maior mercado de jogos do mundo, especialmente para a empresa Tencent, que perdeu US$ 150 bilhões (mais de R$ 585 bilhões) de valor de mercado desde o começo do ano. Ela ainda está aguardando a aprovação das licenças das versões para desktop de "PUBG" e "Fortnite", assim como da versão mobile de "PUBG".

Em complemento a isso, a "Financial Times", citando fontes anônimas, informou que a companhia precisou tirar "Monster Hunter: World" de circulação por conta destes problemas de licenciamento.

Além disso, a situação afetou a Activision, Blizzard e Electronic Arts, cujos jogos são distribuídos na China pela Tencent. A Capcom e a Konami também foram impactadas, com suas ações caindo respectivamente 2,7% e 4,2% assim que o congelamento foi relatado.

Conversando com a "Bloomberg", a diretora geral do Citigroup Global Market, Alicia Yap, comentou que dificilmente esse problema será resolvido em breve e quem não obteve uma aprovação para seus jogos antes do congelamento provavelmente terá de continuar aguardando até que a situação seja normalizada.