Topo

"PES" e outros games estreiam em competição "olímpica"; veja guia

"League of Legends" é um dos destaques - Divulgação
"League of Legends" é um dos destaques
Imagem: Divulgação

Do GameHall

23/08/2018 07h00

A era Olímpica dos mouses, teclados e joysticks está mais perto do que você imagina. Neste final de semana, a partir de sábado (26), os Jogos Asiáticos – o equivalente aos Jogos Pan-Americanos para a Ásia – irão receber o esporte eletrônico como uma demonstração, com direito a medalhas de ouro, prata e bronze.

A presença das modalidades inéditas foi confirmada pelo COA (Conselho Olímpico da Ásia) e pela FEEA (Federação de Esportes Eletrônicos Asiática), que definiram em maio deste ano os games que estarão presentes no evento.

VEJA TAMBÉM

A lista conta com “Pro Evolution Soccer 2018”, “League of Legends”, “Arena of Valor”, “Clash Royale”, “Hearthstone” e “Starcraft II”.

Esporte demonstração e polêmicas

No entanto, é válido ressaltar que por se tratar de uma demonstração, as medalhas conquistadas ainda não contarão no quadro oficial de medalhas por país. Ainda assim, para isto acontecer, não está nada longe: nos Jogos Asiáticos de 2022, os quais acontecerão em Hangzhou, China, o esport já irá adentrar como um esporte oficial, mesmo sob protesto de alguns atletas e fãs. A inclusão dos games em competições Olímpicas já são discutidas a alguns anos, e fazem parte de uma iniciativa que visa trazer de volta a grande audiência dos eventos, a qual só decai com o desinteresse do público jovem.

Países na Disputa

No total, dezoito confederações irão participar das disputas demonstrativas de esport. São elas: Taipei Chinesa, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Japão, Cazaquistão, Quirguistão, Laos, Malásia, Paquistão, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Sri Lanka, Tailândia Uzbequistão e Vietnã. Para cada uma das seis modalidades, oito equipes estarão na briga pelas medalhas, sendo o Vietnã o único país presente em todas elas.

Tabela

Agenda e Formatos

Os Jogos Asiáticos 2018 irão acontecer na Indonésia, Jacarta, entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro, na Arena BritAma, também conhecida como Kelapa Gading Sports Mall ou Mahaka Square. A arena esportiva é coberta, se localiza no norte da cidade, e é famosa por ser a casa de um dos maiores times de basquete do país: o Satria Muda BritAma.

Horários


Como se tratam de jogos diferentes e com dinâmicas distintas, cada um utilizará de um formato diferente para definir os três melhores colocados. Os torneios de “Arena of Valor” e “Clash Royale” por exemplo, serão jogados como “dupla-eliminação”, ou seja, os times que perderem uma série (seja ela melhor de três ou cinco), terão mais uma chance de se manterem vivos.

Já “LoL “e “PES” por sua vez, terão Fase de Grupos com dois agrupamentos de igualdade numérica, onde os dois melhores de cada, avançam para as semifinais, e posteriormente para decisão da medalha de ouro.

Finalmente, “Starcraft II” e “HearthStone” irão trabalhar como “eliminação única”, onde quem perder apenas uma série já está automaticamente eliminado.

Do "Winning Eleven" ao "PES": a evolução dos jogos de futebol da Konami