Topo

Jogar "GoldenEye" com Oddjob era trapaça, confirmam ex-funcionários da Rare

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do GameHall

24/08/2018 11h49

Foi afirmado esta semana, 21 anos após o lançamento de "GoldenEye 007" no Nintendo 64, que quem jogava o multiplayer com o personagem Oddjob realmente tinha ampla vantagem na partida, podendo ser considerado inclusive um trapaceiro. A "confirmação" oficial dessa teoria dos jogadores veio dos desenvolvedores do game.

A informação foi dita em uma entrevista à "Mel Magazine" por ex-funcionários da Rare, estúdio responsável pela criação do jogo.

VEJA TAMBÉM

"Isso claramente se tornou parte da cultura e do folclore do jogo", disse Karl Hilton, responsável pelo design de ambiente do game. "Eu notei que jogar como Oddjob em GoldenEye foi mencionado em Jogador Nº1 (filme), então no fim das contas, eu acho que está tudo bem."

"É definitivamente trapacear jogar como Oddjob!", disse Mark Edmonds, que trabalhou no jogo como programador da jogabilidade e motor gráfico. "Mas isso pode aumentar a diversão quando vocês estão todos sentados próximos uns dos outros e repreendendo, cutucando, batendo a pessoa que escolheu ele."

"Pessoalmente eu gosto de pegar Jaws e aí derrotar a pessoa com Oddjob só para dar uma lição nela! Nós poderíamos ter colocado algo para parar essa trapaça descarada, mas por que simplesmente não deixar os jogadores decidirem suas próprias regras?"

Entendendo a trapaça

Utilizar Oddjob dá a quem escolhê-lo uma vantagem desleal nas partidas multiplayer por causa do seu tamanho. No jogo, ele é tão pequeno que o sistema de mira automática não consegue acertá-lo, obrigando o jogador a ajustar manualmente a mira para focar no personagem. O problema é que até isso acontecer, ele provavelmente já estará morto.

Por causa disso, quem jogou bastante o modo multiplayer de "GoldenEye 007" com os amigos, eventualmente ficou com a pulga atrás da orelha quando viu um deles optar pelo capanga de Goldfinger como seu personagem na partida.