Topo

"FIFA 19": Como fazer seu time ter o máximo de entrosamento

FIFA 19 - Neymar - Divulgação
FIFA 19 - Neymar
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

04/10/2018 04h00

O entrosamento é uma parte importantíssima do gerenciamento do seu elenco no FIFA Ultimate Team. Ao conseguir valores altos nesse quesito, os seus jogadores ganharão bônus nos seus atributos, fazendo com que jogadores muitas vezes medianos consigam subir de patamar na hora de um jogo decisivo. Obviamente que existem regras que dificultam a montagem do seu time e conseguir todos os tipos de pontos de entrosamento pode ser um desafio a parte, mesmo para alguns mais veteranos.

Nesse guia, vamos te ensinar não só a conseguir esse valor máximo, como também a entender todo o sistema, que não conta só com a tradicional afinidade de jogador para jogador. Se você já conhece a fórmula e o sistema que foi usado em FIFA 18, também não perca essa guia, pois algumas coisas mudaram.

VEJA TAMBÉM

Confira abaixo:

Entendendo o Sistema

O entrosamento do time é definido por uma fórmula que foi divulgada recentemente pelos desenvolvedores do FIFA 19 -- passaremos ela mais abaixo para os mais viciados - onde as duas principais variáveis são o entrosamento individual de cada jogador e o entrosamento do time como um todo.

O entrosamento individual vai de 1 a 10 e pode ser visto na descrição detalhada do seu jogador. Para acessar essa descrição, basta pressionar o analógico direito em cima da cartinha do jogador. Ela vai estar na parte superior da descrição, em uma barrinha mais ao meio. Já o entrosamento do time vai de 0 a 100 e é mostrado no canto superior direito da tela de edição de elenco.

FIFA 19 Mandanda - Reprodução - Reprodução
Repare no Entrosamento de Jogador
Imagem: Reprodução

Para saber o entrosamento geral, só mesmo calculando na mão com a fórmula que jogo utiliza. Segundo os desenvolvedores, essa é a fórmula utilizada para o cálculo: X = (Entrosamento do time * 0.25) + ((Entrosamento do Jogador * 10) * 0.75). Se o resultado de X for maior que 50, seu jogador receberá bônus de entrosamento nos atributos relativos ao seu estilo, explicaremos mais sobre estilos abaixo. Se o valor for igual ou menor que 49, o seu jogador perderá pontos nos atributos do seu estilo. Se o resultado for exatamente 50, nada nos atributos mudam.

Ou seja, obviamente quanto mais entrosamento melhor, principalmente o de jogador, que representa 75% do valor final. Um número bom para se focar no início é em torno de 80 e a partir dai buscar contratações e cartas de estilo que façam esse número chegar ao máximo.

Como melhorar o Entrosamento

O entrosamento pode ser melhorado de várias formas. A primeira delas é na interação de jogador com jogador. Três fatores são capazes de aumentar ou diminuir o entrosamento entre jogadores, são eles:

- A nacionalidade do jogador
- A liga em que o jogador joga
- O time em que o jogador joga

O entrosamento entre jogadores só é calculado entre jogadores conectados pelas linhas da sua formação. O goleiro, por exemplo, testa seu entrosamento com os zagueiros, que por sua vez testam com os laterais e volantes mais recuados. Resumindo em miúdos, se o goleiro for do mesmo time, da mesma liga e da mesma nacionalidade que um zagueiro, a linha entre eles ficará verde, indicando um grande bônus de entrosamento, que pode ser diminuído caso uma das três opções não bata. No caso de nenhum entrosamento, a linha ficará vermelha. Se tiver apenas uma ligação, a linha ficará amarela.

FIFA 19 Atletico Go 01 - Reprodução - Reprodução
As linhas na formação indicam o entrosamento entre jogadores
Imagem: Reprodução

Outra forma de ganhar entrosamento é pelo sistema chamado de lealdade. Assim que o jogador completa 10 jogos pelo seu time, sua cartinha fica com um escudo verde atrás. Isso indica que seu jogador ganhou 1 ponto de entrosamento de jogador.

Escalar o jogador na posição correta também rende bônus de entrosamento. Se você escalar uma meia direito de zagueiro, as letras que indicam a posição dele no campinho de escalação ficarão vermelhas, indicando que você perdeu pontos de entrosamento. No caso de ele estar na posição correta, elas ficarão verdes.

O técnico também influencia no entrosamento. Todas as cartas de técnicos mostram a liga e a nacionalidade do técnico. Todo jogador que for da mesma liga ou da mesma nacionalidade ganhará um ponto de entrosamento de jogador.

FIFA 19 Ricci - Reprodução - Reprodução
A nacionalidade e a liga do técnico podem dar 1 de entrosamento individual para o jogador
Imagem: Reprodução

Estilo de entrosamento

E por último temos as cartas de estilo, que adicionam bônus de entrosamento em atributos específicos do seu jogador. Essas cartas só podem ser encontradas nos pacotes dourados ou comprados diretamente no mercado. Os bônus de entrosamento também são aplicados nos atributos marcados por esses estilos.

FIFA 19 Atletico Go 02 - Reprodução - Reprodução
Você pode comprar cartas de estilo de entrosamento no mercado
Imagem: Reprodução

Para ver o estilo do seu jogador, basta dar uma olhada naquela mesma tela onde você procurou o entrosamento individual do jogador. O estilo estará do lado direito da tela.

FIFA 19 Mandanda 02 - Reprodução - Reprodução
O estilo de entrosamento está a esquerda da tela de atributos do jogador
Imagem: Reprodução

No caso do seu jogador não ter nenhuma carta de estilo atrelada a ele, seu estilo será marcado como básico. O estilo básico da até 5 pontos, a depender dos cálculos de entrosamento, nos seguintes atributos: Aceleração, Posicionamento, Finalização, Força do Chute, Voleios, Pênaltis, Visão, Passe Longo, Passe Curto, Curva, Agilidade, Controle de Bola, Drible, Marcação, Dividia em pé, Carrinho, Dividida, Impulsão, e Força. No caso de um entrosamento geral abaixo de 50, o jogador pode perder até 25 pontos.

Funcionando na Prática

Todos esses bônus e cálculos são feitos e adicionados no momento em que a partida começa para os titulares do seu elenco. No caso dos reservas, o cálculo parte de um entrosamento individual de 5. Ou seja, o jogador que entrar em campo após o início do jogo, terá o cálculo feito com a variável entrosamento individual valendo 5 e com o entrosamento de time que você tiver no elenco.

Como a fórmula tem 75% do seu valor atrelada ao entrosamento individual e só 25% resta para o entrosamento do time, substituições tem de ser muito bem pensadas, pois o jogador que entrar terá pouco bônus para os atributos.

Os atributos de um jogador só podem chegar até 99 e portanto, jogadores de alto nível podem ter pouca vantagem vinda dos bônus dependendo da carta de estilo atrelada a eles. Já jogadores comuns podem ficar muito bons, uma vez que dependendo do estilo, podem ganhar até 90 pontos distribuídos em seus atributos.

Siga o UOL Start no