"Escondida" na BGS, Nintendo volta ao mercado brasileiro de forma tímida
A presença da Nintendo na BGS 2018 foi uma verdadeira fábrica de rumores: estaria a empresa japonesa de malas prontas para voltar ao país depois de deixar o mercado brasileiro no início de 2015?
O momento para tal não poderia ser mais propício: o Switch se tornou sonho de consumo de muitos jogadores e a própria marca voltou a marcar presença no país com o lançamento da Loja Nintendo, uma loja online totalmente em português voltada para os donos do Switch no país.
O que, claro, é algo um tanto estranho, afinal você pode comprar games para um videogame que oficialmente não está à venda no país.
VEJA TAMBÉM
- Game Boy no celular? Patente da Nintendo sugere acessório para smartphones
- Nintendo lançará novo modelo do Switch em 2019, diz jornal
- Nintendo Switch Online guardará saves por 6 meses após fim da assinatura
A presença da empresa no maior evento de games na América Latina não foi para anunciar a venda oficial do Nintendo Switch no Brasil, mas para revelar que os jogos da plataforma passarão a ser comercializados em lojas físicas brasileiras. Só que, em vez de colocar caixas com cartuchos nas prateleiras, a Nintendo passará a vender seus jogos, expansões a assinatura do serviço Switch Online por meio de cartões.
Pense naqueles cartões comprados para colocar créditos na PSN, só que em vez de um "dinheiro virtual" eles te dão o jogo de uma vez.
Para a relações públicas da Nintendo para a América Latina, Pilar Pueblita, isso não significa que a empresa tenha planos concretos para retornar ao país. "Nós sabemos que há muitos fãs da Nintendo no Brasil e ter uma loja online, garantir acesso ao Switch Online e também vender cartões de jogos é uma forma de falarmos 'muito obrigado'".
Esse "muito obrigado", entretanto, deverá ser o máximo que a empresa fará para os brasileiros nos próximos meses. Perguntada sobre o retorno ao Brasil, a executiva tergiversou e se limitou a dizer que "não há planos nesse sentido" no momento.
Outro ponto abordado foi a oferta de games na Loja Nintendo. Atualmente, a maior parte dos jogos disponíveis na loja são os games chamados "first party", jogos desenvolvidos exclusivamente para o console da Nintendo. Há exceções, como "FIFA 19", mas ainda assim a oferta é muito mais restrita do que a vista em lojas online de outras regiões.
"A nossa intenção é aumentar a oferta, mas isso também depende de outras produtoras. Por ora, não temos novidades".
A executiva, porém, vê a presença da Nintendo no evento como um ponto positivo. Além de um evento a portas fechadas, destinado a jornalistas e convidados, a empresa também patrocina a área de cosplay da feira. "É ótimo poder estar aqui. A nossa meta é sempre colocar um sorriso no rosto das pessoas".
Ainda que seja um passo pequeno, a presença da empresa na BGS 2018 e a oferta de games de Switch ao público brasileiro é motivo de um sorrisinho para os fãs daqui - mas eles querem mais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.